Política

PAÇO DO LUMIAR – Laila Maria encerra o ano com grandes avanços na Fazenda Municipal

A Advogada com Especialidade em Direito Tributário e Gestão tributária, Laila Maria, encerra o ano como a mais atuante secretária que comandou o órgão que tem a responsabilidade de gerir os recursos monetários município.

Com apenas um mês sob o comando de Laila, a SEMFAZ de Paço triplicou a arrecadação de tributos, e mostrando seu talento conseguiu manter a arrecadação em alta.

Com o intuito de melhor atender os usuários da Fazenda Municipal – ainda mais em tempos de pandemia -, a secretária de fazenda modernizou o sistema que facilitou a vida de quem precisava utilizar os serviços, como é o caso do contribuinte luminense, com um moderno sistema.

Não para por aí. Em agosto deste ano, em mais uma ação inédita sob a gestão de Laila, foi fechada a parceria com o 1° Ofício Extrajudicial de Paço do Lumiar para que assim fosse possível implantar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) eletrônico.

Sempre com visão arrojada e um planejamento inovador, nosso foco é levar Paço do Lumiar da 6ª arrecadação do Estado do Maranhão para a 4ª maior, sempre usando os avanços tecnológicos ao nosso alcance, sempre ratificando que o mérito se deu através do alinhamento com a equipe técnica, implementação de técnicas de inteligência fiscal, regulamentações necessárias ao código tributário, acertos de distorções tributárias e administrativas, simplificação de processos e implementação de inovações tecnológicas. Quem mais se beneficiará é a população luminense, pontuou Laila.

Abaixo, um breve resumo de procedimentos e inovações que já foram implantados em Paço:

Implementação de um software completo e de fácil uso;

Regulamentação do domicílio tributário eletrônico;

ITBI eletrônico, sendo Paço do Lumiar o segundo a implantar essa funcionalidade no estado;

Desburocratização do processo administrativo, esse levando uma celeridade a conclusão e resposta aos contribuintes;

Estudo e adequação para valores reais de IPTU, trazendo assim a justiça fiscal aos munícipes, sendo que outrora os valores estavam discrepantes e sem fundamentação legal alguma;

Implantação do protocolo online, onde os contribuintes podem abrir seus processos administrativos sem a necessidade de deslocamento;

Implantação integral do sistema da Rede Sim, um programa que visa a abertura de empresas em até 10 dias, sendo Paço do Lumiar o município que abre empresas em período mais curto no Estado do Maranhão;

Implementação do Módulo de Corretores, dando suporte e apoio para as transações imobiliárias;

Lançamento do APP prefeitura moderna para celulares, onde o contribuinte terá em suas mãos toda a situação de seus imóveis, notas fiscais para autônomos e certificadora de documentos emitidos pelo município.

Comentários

Comentários

Conheça o Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog