Nesta sexta-feira (9), os policiais civis do estado do Maranhão terão um compromisso muito importante com a organização e os rumos que devem ser dados ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-MA). Nesse dia, ocorrerá a eleição para definir a direção sindical para o próximo triênio (2023-2025).
E uma constatação ganha força nos bastidores da Polícia Civil: eles buscam mudança, querem que a Entidade volte a ter o protagonismo nas lutas e a representatividade de classe, fazendo jus ao tamanho e força da categoria.
Com o lema “Liberdade para lutar! Unidade e experiência para conquistar!”, a Chapa 3, liderada pelo Escrivão de Polícia Civil e ex-presidente do Sinpol-MA, Elton John, e que tem como 1° vice-presidente a aposentada Maria de Ribamar e como 2° vice-presidente o investigador José Mendonça se apresenta como alternativa viável para que o Sinpol volte a ser atuante.
“O Sinpol-MA precisa se reenergizar. Se mover. Nossa ideia é devolver o sindicato para o caminho das lutas, das mobilizações, da participação e da autonomia, além de fazer uma gestão transparente e propositiva”, assinalou Elton John.
Entre as propostas da Chapa 3 na eleição para o Sinpol-MA, está o trabalho pela valorização de toda a categoria do grupo Atividade de Polícia Civil (APC), buscando aumento real do subsídio e alinhamento salarial entre os demais cargos de nível superior da PC. Ela também propõe trabalhar pela implantação dos 21,7% para toda categoria do grupo APC, ativos e aposentados, que ainda não recebem. Além disso, a Chapa 3 quer trabalhar pelo reajuste do valor do auxílio alimentação, pela criação de chefias para os policiais plantonistas, reforma do ESTATUTO no primeiro ano de gestão, com assembleias HÍBRIDAS e itinerantes para todos, entre outras pautas.
“Entendo que essas pautas são de grande importância para a categoria e devem ser defendidas com responsabilidade e muita luta, sem aventuras. O Elton John já demonstrou que tem garra e coragem, além de ser muito comprometido com a classe. Não temos tempo a perder. E uma gestão nova e inexperiente ainda iria passar quase um ano para começar a entender como de fato funciona a atividade sindical, o que não é o caso de Elton John, que teve uma boa atuação sindical e por isso goza de apoio e credibilidade da classe”, comentou a Investigadora Roseane.
Em campanha intensa nas unidades policiais da capital e do interior, Elton vem ouvindo relatos de que o Sinpol atualmente não serve mais para defender a categoria. “Ao longo do período que estive à frente do Sindicato, tivemos mais de 200 novas filiações. Esse apoio veio como reconhecimento por todo o trabalho que eu desenvolvi no triênio 2017-2019 e que, inclusive, tem refletido positivamente na grande quantidade de apoio que a chapa 3 tem recebido desde a deflagração do processo eleitoral do sindicato. Hoje, numa realidade completamente adversa, vemos uma onda de desfiliacões acontecendo no Sinpol, onde muitos têm levantado o discurso que o Sinpol não serve, que é preciso se desfiliar. Isso não é verdade. O Sindicato ainda é a maior ferramenta que nós podemos ter nessa luta de categoria, nessa luta de classe. Se queremos conquistar melhorias salariais, ou várias outras melhorias para a nossa categoria, é preciso unir forças com o Sindicato”, defendeu o sindicalista.
A Chapa 3 recebeu a adesão do ex-presidente do Sinpol-MA, Ronald Ribeiro.
“Nós, aposentados, após diversas reuniões e conversarmos com todos os pré-candidatos, escolhemos apoiar a Chapa 3 porque, esse ano, a categoria vai ter que escolher qual o modelo de Sindicato que nós queremos. Se nós queremos um Sindicato vinculado à Secretaria ou um Sindicato livre, da categoria. A experiência que nós estamos tendo demonstra que não dá certo o vínculo entre classe e poder. Nós queremos um sindicato livre e soberano para que possamos ter as nossas lutas e vitórias”, ressaltou Ronald.
A valorização da participação feminina na luta democrática na atividade sindical é um destaque a ser ressaltado. Entre as três chapas inscritas, a Chapa 3 é a que apresenta o maior número de mulheres.
Inclusive, uma das propostas da chapa é a criação do Espaço Mulher Policial “para acolhimento, atendimento, apoio, orientação psicossocial, atuando no combate ao assédio sexual, assédio moral, importunação sexual”, por exemplo.
“Eu e mais três experientes policiais, vamos conduzir o setor social de nosso Sindicato, elaborando e aplicando políticas sindicais para o bem estar do Policial Civil, dando enfoque especial aos Aposentados, aos Pensionistas, às Mulheres e aos Policiais com problemas de saúde”, explicou Maria de Ribamar.
Chapa 03
A Chapa 03 é composta por policiais civis das diferentes regiões do Estado. Confira:
DIRETORIA SINPOL-MA
Presidente: Elton John (São Luís)
1° Vice-presidente: Maria de Ribamar
2° Vice-presidente: José Mendonça ( Rosário)
1° Secretário: Thelso Bruno
2° Secretário: Gelson Pereira
Diretor Jurídico: Itamar Ferreira
1° Tesoureiro: Emerson Arraes
2° Tesoureiro: Jorge Vicentino
Conselho Fiscal: Antônio Ribeiro, José Melo e Ribamar Torres
Diretor Administrativo: Guilherme Henriques
Diretor de Formação Sindical: Marco Aurélio (Viana)
Diretor de Integração Classista: Bruno Juvino (Caxias)
Diretor de Relação Intersindical: Elmadam Silva (Presidente Dutra)
Diretora de Aposentados: Ana Célia
Diretora de Assistência Social: Albertina Cantanhede
Diretora de Imprensa: Flor de Cássia