Skip to content

Precedente do STF dá ‘passe livre’ para Othelino concorrer à presidência da ALEMA

Neto Cruz, 8 de dezembro de 2022

Nesta quarta-feira, o STF modulou efeitos em decisão que permitiu apenas uma reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da mesa diretora das Assembleias Legislativas. Os ministros decidiram que:

“A eleição dos membros das mesas das assembleias legislativas estaduais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução, limite cuja observância independe de os mandados consecutivos referirem-se a mesma legislatura.”

“A vedação à reeleição ou recondução aplica-se somente ao mesmo cargo da mesa diretora, não impedindo que membro da mesa anterior se mantenha no órgão de direção, desde que em cargo distinto.”

“O limite de uma única reeleição ou recondução deve orientar a formação da mesa da assembleia legislativa no período posterior a data da publicação da ata de julgamento da ADIn 6.524, de modo que não serão consideradas para fins de inelegibilidade as composições eleitas antes de 7/1/21, salvo se configurada a antecipação fraudulenta das eleições como burla ao entendimento do Supremo Tribunal Federal.”

Precedente 

Setores da Imprensa alegam que, no caso em tela, o caso de Othelino Neto – que frisou a decisão unânime do STF – ficou de fora, o que demonstra a ausência de conhecimento jurídico e/ou falta de leitura.

Temos como princípio ou regra no ordenamento jurídico o precedente, que é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares. Fica estabelecido em um caso jurídico anterior que é vinculante ou persuasivo sem a necessidade de recursos a outros tribunais ao decidirem casos subsequentes com questões ou fatos semelhantes.

Trazido no Código de Processo Civil que entrou em vigor em 2016 – e também bastante técnico, desconhecido ainda da maioria da população.

Quando o Supremo Tribunal Federal (STF) ou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendem que determinada matéria tem repercussão geral, é fixado um tema e levado para julgamento em colegiado. Depois que o tema é julgado, ele passa a ser um precedente.

O. Neto já mostrou que não se dará por vencido mesmo com nomes ventilando contra sua candidatura, uma vez que vem angariando apoios de pares “nas sombras”…

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Othelino Neto (@othelinoneto)

Com informações de Migalhas

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

NINA RODRIGUES – Médico se recusa a atender população

25 de janeiro de 201725 de janeiro de 2017
Leia Mais
Política

VÍDEO – ROTAM evita assalto a ônibus da Janaína, em SLZ

5 de setembro de 20175 de setembro de 2017

Segue relato de leitor do Blog, enviado via WhatsApp: Neto, quero compartilhar com seus leitores os momentos de terror vividos ontem, dia 04/09, quando três homens anunciaram um assalto dentro do ônibus Janaína. Um dos homens estava com um facão e assalto. O que ninguém esperava era que na hora…

Leia Mais
Política

CARA DE PAU – Mesmo devendo Deus e mundo, prefeito de Cachoeira Grande rebola na cara de funcionários ao som de Sacode; veja

21 de janeiro de 201921 de janeiro de 2019

Como dizem o dito popular, quando a pessoa cai na cachaçada e esquece da vida, dizem logo:”Esse aí tá entregue”. Este ditado pode ser usando para o prefeito de Cachoeira Grande, Tonhão Pinho. Sendo disputado por “eleitoras apaixonadas”, Tonhão mostra seu gingado e rebola ao som de Forró Sacode. O…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes