Política

Sessão solene marca abertura do Ano Legislativo no Parlamento Estadual

2 de fevereiro de 2024

A Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos trabalhos legislativos de 2024, nesta sexta-feira (2), durante sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel. A cerimônia foi conduzida pela chefe do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), que fez a leitura da Mensagem Governamental e destacou os resultados positivos de 2023 e as perspectivas para este ano.

A solenidade foi iniciada na área externa do Palácio Manuel Beckman, com a tradicional cerimônia militar, que contou com hasteamento das bandeiras e revista às tropas pela presidente Iracema Vale, seguida da apresentação da cavalaria e de cadetes do Corpo de Bombeiros e do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Logo após, foi realizada uma coletiva à imprensa, no hall do Plenário Nagib Haickel, com a participação dos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, parlamentares, bem como do secretário de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), Vinícius Ferro Castro, que fez uma breve apresentação sobre os principais pilares de investimentos do Governo do Estado em 2024.

Na ocasião, a deputada Iracema Vale garantiu que a Assembleia Legislativa continuará batendo recordes de produtividade este ano, fortalecendo parcerias e trabalhando em prol do povo do Maranhão.

“Sei do compromisso de todos que fazem parte desta Casa, deputados, diretores e servidores, as pessoas que fazem o dia a dia da Assembleia junto conosco. Se a gente conseguiu produzir muito, tem muito do esforço de cada um e, por isso, conseguimos atender às necessidades da origem das nossas demandas, que é o povo do Maranhão”, afirmou a presidente da Alema.

Mensagem

Na sessão solene, o governador Carlos Brandão destacou as ações exitosas do Governo do Estado em 2023, que culminaram em milhares de benefícios aos maranhenses, fruto de parcerias com o Governo Federal e investimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado.

O chefe do Poder Executivo afirmou que, para este ano, o governo deve priorizar ainda mais a geração de emprego e renda, o fomento ao turismo e à cultura, a execução de obras estruturantes nas áreas de infraestrutura e saneamento básico, além de investimentos na educação.

“É lógico que o que realizamos em 2023 tem a digital da Assembleia Legislativa, que sempre foi uma grande parceira e, por isso, faço questão de vir aqui trazer nossa mensagem. Primeiro, para agradecer a parceria, em que tivemos inúmeros projetos aprovados pela Casa, de forma que temos mantido e vamos continuar mantendo essa relação institucional de independência e harmonia entre os poderes, como reza a Constituição”, declarou o governador Carlos Brandão.

Autoridades

A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; o corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; e o deputado federal Duarte Jr. (PSB), que compuseram a mesa da cerimônia.

Os deputados presentes falaram sobre as expectativas para o novo ano legislativo, que deve ser de muito trabalho.

“Isso é a Assembleia. Trabalho constante, imprimido pela nossa presidente Iracema Vale, que, sem dúvida nenhuma, tem transformado, tem lutado e mudado esta Casa”, disse o deputado Antônio Pereira (PSB).

No mesmo sentido, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) destacou que, assim como em 2023, este novo ano legislativo será muito produtivo. “O ano de 2024 será uma continuidade do que foi em 2023. Muito trabalho previsto por toda a Mesa Diretora e por todos os pares da Assembleia Legislativa”, afirmou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI