Política

Eleições 2024: quem serão os ‘buchas’?!

26 de janeiro de 2024

Vereadores, em diversos municípios do Brasil, terão dificuldade pela frente para permanecer no poder. Com a reforma e minirreforma eleitoral, muita coisa mudou, mesmo que o senso comum ainda não tenha captado que as eleições não acontecerão mais como era antes, inclusive já nesta do próximo mês de outubro. A reforma exige que a chapa deve ser composta pelo número de vagas na Câmara mais 1 candidato.

Tendo como base São Luís, que são 31 vereadores, o partido que desejar lançar nomes à vereança deve ser composta por 32 candidatos, respeitando a cota de gênero que tem derrubado políticos de seus mandatos. Assim, há essa preocupação de colocar nomes com densidade eleitoral para que possa formar o quociente eleitoral, que é é o número de votos do partido. O número de cadeiras obtidas por cada partido corresponde à parte inteira do quociente partidário.

Os cabeças dos partidos, sabendo dessa nova regra, estão “entupindo” de pré-candidatos para formar o número de votos necessários.

Quem ficará de fora?! Quem serão os buchas???!!!

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI