Skip to content

Aprovada regulação da profissão de sanitarista; Senadora Ana Paula Lobato foi a relatora do projeto

Neto Cruz, 30 de outubro de 202330 de outubro de 2023

O Plenário aprovou na última terça-feira (24) o substitutivo apresentado ao projeto de lei que regula a profissão de sanitarista. O PL 1.821/2021 será encaminhado à sanção presidencial.

O projeto define sanitarista como o responsável por planejar e coordenar atividades de saúde coletiva nas esferas pública ou privada. Esses profissionais também monitoram notificações de risco sanitário e atuam em ações de vigilância em saúde. Ao exercer a atividade, devem respeitar os princípios éticos da profissão e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Podem atuar como sanitaristas, segundo o projeto, formados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado da área de Saúde Coletiva, graduados na residência médica em Saúde Coletiva e aqueles com certificado de especialização na mesma área também podem exercer a profissão. Os formados no exterior deverão validar o diploma no Brasil para poderem trabalhar.

O projeto foi relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), que aceitou emenda de Plenário do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), em atenção ao disposto na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). A emenda insere a expressão “ou Saúde Pública” em dispositivo do projeto que define a formação acadêmica para o exercício da profissão de sanitarista.

— Dentro desta referência, os cursos de Saúde Coletiva e Saúde Pública são sinônimos, motivo pelo qual há necessidade de inclusão da expressão “ou Saúde Pública” nos incisos I, II, III, IV e V — todos do Art. 3º — para correta interpretação da futura legislação — explicou Ana Paula Lobato.

Quem não tiver formação acadêmica poderá atuar como sanitarista desde que comprove nível superior e que já trabalhe na área, de forma ininterrupta, há pelo menos cinco anos até a data da publicação da lei. Para exercer a profissão, será necessário registro prévio em órgão do SUS.

— A atividade dos sanitaristas é fundamental para a melhoria dos indicadores de saúde em nosso país. O aporte crescente de recursos para o tratamento dos doentes e a manutenção dos hospitais, por si só, não resolvem os problemas da área de saúde — afirmou a relatora.

O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fonte: Agência Senado

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Edivaldo queima final de mandato ao retirar símbolo da maçonaria da entrada de SLZ

28 de dezembro de 202028 de dezembro de 2020

No apagar das luzes, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr. resolveu queimar seu final de mandato consecutivo removendo uma homenagem da venerável maçonaria do retorno do aeroporto, entrada de São Luís. O que o jovem Holanda não sabe – ou não queira saber por ser gospel – é…

Leia Mais
Política

GESTÃO EM MOVIMENTO: Gentil Neto intensifica ações em Caxias com foco na educação, urbanismo, cultura, esporte e justiça social

17 de julho de 2025

A cidade de Caxias (MA) tem vivenciado uma sequência de ações significativas sob a liderança do prefeito Gentil Neto, consolidando uma gestão marcada pela valorização da cultura, do esporte, da educação e do bem-estar coletivo. A seguir, em ordem cronológica, destacam-se os principais eventos e iniciativas recentes que refletem o…

Leia Mais
Política

SANTA RITA – Braide evidencia gestão Hilton Gonçalo

5 de dezembro de 2017

Eduardo Braide destaca entrega de obras durante aniversário de Santa Rita   O deputado Eduardo Braide destacou, na sessão desta segunda-feira (4), o aniversário de 56 anos de emancipação política do município de Santa Rita, comemorado no último dia 2 de dezembro. “Quero dar meus parabéns, é claro, primeiramente aos…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • De inimigos a tietes: bastidores e as “amizades repentinas” em Paço do Lumiar
  • Tropa de elite do Tenente Nascimento dá duro golpe no crime em São Luís
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes