Política

São Luís: reajuste de salários de funcionários da prefeitura é rejeitado na Câmara; veja como votou cada vereador

29 de dezembro de 2021

Na manhã desta quarta, 29, maioria dos vereadores votaram contra o reajuste salarial para os servidores públicos de São Luís. A promessa foi um dos motes de campanha de Braide (Podemos), mas que não foi incluso na LOA.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa).

Funcionários da prefeitura se fizeram presentes hoje na CMSL e acompanharam ao vivo a votação de cada parlamentar pela aprovação ou não da emenda que visava garantir esse reajuste aos profissionais.

Foi a forma que Braide achou de presentear o servidor público [presente de grego] e terminar o ano com a pecha de que não cumpre acordos. Além disso, caminha para um processo de desgaste político, logo no ano em que mais precisará do apoio do servidor público para eleger o irmão deputado estadual.

Votaram a favor do reajuste salarial: Paulo Victor, Thiago Freitas, Karla Sarney, Rosana da Saúde, Andrey Monteiro, Zeca Medeiros, Chico Carvalho, Coletivo Nós, Concita Pinto, Fátima Araújo, Marcial Lima e Marquinhos.

Votaram contra o reajuste: Dr. Gutemberg, Otávio Soeiro, Aldir Jr., Ribeiro Neto, Álvaro Pires, Antônio Garcês, Marlon Botão, Nato Jr., Silvana Noely, Astro de Ogum, Chaguinhas, Daniel Oliveira, Domingos Paz, Edson Gaguinho e Raimundo Penha.

Não votaram ou se abstiveram: Marcos Castro, Umbelinho Jr., Beto Castro e Osmar Filho (voto de minerva).

Funcionários chegaram a lamentar a atitude dos vereadores que votaram contra o reajuste:

Vereadores trabalhando para o prefeito [Braide], como sempre.

Outro emendou:

Mais uma vez taca no couro do trabalhador… Como em anos anteriores, o vereador Dr. Gutemberg diz a favor do trabalhador mas quando chega na tribuna vem a punhalada. Que isso sirva de exemplo para anos posteriores quando ele quiser conversar ou intermediar uma conversa. Pelo menos a votação foi acirrada. Parabéns, SINFUSP.

Veja:

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog