Skip to content

O que falta para a Aldir Blanc no MA enxergar a ‘Comunidade GLBTQIA+’?

Neto Cruz, 19 de outubro de 202119 de outubro de 2021

Pelo 12° ano consecutivo o Brasil é o pais que mais mata transexuais no mundo, segundo dados do Trans Murder Monitoring (Observatório de Assassinatos Trans). Conforme Gabriel Justo em matéria publicada pela revista exame em 19 de novembro de 2020, esse vergonhoso ranking é consequência da combinação de alguns fatores: a rejeição familiar, a marginalização econômica e sobretudo a impunidade.

“Por ser rejeitada pela própria família e também pelo mercado de trabalho, a esmagadora maioria das pessoas trans é levada a buscar seu sustento em trabalhos informais, principalmente na prostituição. A soma dessa conjuntura desfavorável com a pandemia de covid-19 e o aumento da brutalidade policial pelo mundo fez de 2020 um dos anos mais violentos para a população trans”, afirma a matéria.

A Lei Aldir Blanc foi criada no intuito de socorrer os artistas, produtores culturais e demais membros dessa gigantesca cadeia produtiva que sofriam com a falta de trabalho em razão da Pandemia do Covid. Em algumas partes do Brasil surpreendentemente dentre os editais lançados havia algo específico para a comunidade GLBTQIA+.

‌No Maranhão infelizmente a invizibilização da comunidade GLBTQIA+ seguiu seu status: excluído. Foram abertos 11 editais, um deles para produção de games e produção de conteúdos em realidade aumentada ou realidade virtual. Sabemos que esse foi um absurdo criado no nascedouro da lei, porém dispensar 500 mil reais da área da cultura pra socorrer emergencialmente produtor de games? Quem é mesmo que produz game que ficou sem trabalhar por conta da ausência de eventos culturais? Enquanto isso os artistas da noite, dos shows de dublagens, das performances, as drags, as caricatas ficaram completamente excluídos de serem contemplados.

O único projeto voltado pra essa comunidade inscrito no edital de fomento, 39° Miss Maranhão Gay, mesmo tendo preenchido todas as exigências do edital parece que não teve relevância para compor a lista de 100 selecionados. E alguém ainda tem dúvida porque esse país é o grande campeão nesse ranking tão indigno?

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

PAÇO DO LUMIAR – Processo de cassação de Dutra está em movimento; coalizão de grupos pode definir novo prefeito

7 de junho de 20177 de junho de 2017

Em Paço do Lumiar, o prefeito eleito Domingos Dutra não consegue dormir. O motivo? Seu processo de cassação está em movimento. O último foi dia 5 de Junho, onde consta “Aguardando manifestação dos representantes”. Dutra vem enfrentando um grande desgaste nos primeiros meses de gestão por atos que demonstram falta…

Leia Mais
Política

Saúde em Presidente Juscelino não melhora mesmo com um médico prefeito

30 de julho de 2024

Em quatro anos, a gestão municipal recebeu mais de R$ 25,1 milhões para aplicar na saúde, mas não conseguiu resolveu o caos no setor que segue agonizando na UTI   O município maranhense de Presidente Juscelino, administrado pelo médico Pedro Paulo Cantanhede Lemos – Dr. Pedro Paulo (PL), recebeu de…

Leia Mais
Política

PAÇO DO LUMIAR – “Paraquedistas” caem no município de olho nas eleições

11 de outubro de 2019

Paço do Lumiar é conhecida por, sempre que se aproxima as eleições, aparecem os ditos “paraquedistas”. Parece que dessa vez bateremos o novo recorde. Temos como número 1 da lista o empresário Francisco Neto, que vem recebendo a alcunha de Paraquedista Neto. Nunca antes visto no município, o empresário do…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes