Informantes bem posicionados do blog na cidade de Presidente Juscelino, Região Munim, dão conta de que os testes rápidos para detectar se a pessoa foi infectada pelo coronavírus apresentam erros. Explica-se:
Ao procurar atendimento no setor de Covid-19 no município, o paciente faz o teste rápido, que aponta resultado negativo. Porém, a pessoa continua apresentando sintomas e procura atendimento particular na cidade de Rosário, onde o teste apresenta positivo para o vírus. Ou seja, a pessoa que não tem condições de bancar um teste particular e crê que está sã e segue infectando.
Os testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico.
Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica – confirmando que a pessoa se encontra com Covid-19, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os testes RT-PCR geralmente utilizam secreções respiratórias, coletadas por meio de swabs de orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz).
São realizados em laboratórios clínicos e podem levar alguns dias para emissão de laudo.
Porém, em Presidente Juscelino e conforme apurou o site, os testes PCR só são disponibilizados para quem votou no 22…
O blog procurou uma resposta, sem sucesso, da Secretaria Municipal de Saúde.
O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.