Política

Presidente Juscelino: enquanto prefeito brinca de Voilà, testes contra Covid-19 apresentam erros

11 de junho de 2021

Médico e alheio ao município, Pedro brinca em app enquanto população não tem atendimento

Informantes bem posicionados do blog na cidade de Presidente Juscelino, Região Munim, dão conta de que os testes rápidos para detectar se a pessoa foi infectada pelo coronavírus apresentam erros. Explica-se:

Ao procurar atendimento no setor de Covid-19 no município, o paciente faz o teste rápido, que aponta resultado negativo. Porém, a pessoa continua apresentando sintomas e procura atendimento particular na cidade de Rosário, onde o teste apresenta positivo para o vírus. Ou seja, a pessoa que não tem condições de bancar um teste particular e crê que está sã e segue infectando.

Os testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico.

Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica – confirmando que a pessoa se encontra com Covid-19, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os testes RT-PCR geralmente utilizam secreções respiratórias, coletadas por meio de swabs de orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz).
São realizados em laboratórios clínicos e podem levar alguns dias para emissão de laudo.

Porém, em Presidente Juscelino e conforme apurou o site, os testes PCR só são disponibilizados para quem votou no 22…

O blog procurou uma resposta, sem sucesso, da Secretaria Municipal de Saúde.

O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog