Skip to content

Dallagnol diz que “vontade” de Janot de matar Gilmar Mendes não pode ser classificada como crime

Neto Cruz, 30 de setembro de 201930 de setembro de 2019

O procurador e coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, comentou, em entrevista nesta segunda-feira (30), na Rádio Jovem Pan, o caso do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que revelou ter ido armado à uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar.

Apesar de se dizer surpreso com a atitude do ex-PGR, Deltan ressaltou que a “vontade” de matar Mendes não pode ser classificada como um crime. Ele também avaliou a reação do Supremo, que, sob o aval do ministro Alexandre de Moraes, ordenou mandados de busca e apreensão na casa e no escritório de Janot, suspendeu seu porte de armas e o proibiu de ficar perto de membros do STF como exagerada.

“Sem minimizar a gravidade, o que me preocupa mais não é que isso tenha passado pela cabeça dele, me preocupa a reação totalmente destemperada do STF. Faltou jurisdição, a gente estuda que a simples cogitação de fazer algo errado não é errado, não é crime. Se alguém cogitar roubar um banco, matar alguém, por pior que seja o crime, não é punível. A gente não pode punir alguém por pensamentos”, disse.

Dallagnol afirmou que considera Janot uma pessoa “equilibrada e ponderada”. “Posso falar do Janot que conheci. Lembro de uma conversa que tive com ele, que nunca saiu da mente, em que ele disse: ‘Deltan, sabe o que os ministros do STF esperam de um procurador-geral? Eles não esperam que eu seja fraco ou forte, mas sim que eu seja equilibrado e ponderado’. Isso é o que eu sempre vi em Janot, e essa declaração destoou do que vi”, comentou.

“A fala [de Janot] contraria a ideia civilizatória segundo a qual temos que buscar resolver desavenças na Justiça, e contraria o princípio cristão segundo o qual devemos querer bem os que nos querem mal, orar por quem nos persegue, mas é muito fácil julgar de fora sem ter vivido o que ele viveu”, continuou o procurador.

Fonte: Revista Fórum

Justiça

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Justiça

As entrelinhas da decisão de Alexandre de Moraes: Esqueçam a lei. Quem manda é o STF e ponto final

29 de setembro de 201930 de setembro de 2019

Alexandre de Moraes, relator do tal inquérito infamante, aberto por ordem de Toffoli para investigar genericamente “ameaças aos ministros do Tribunal e fake news”, em tramitação desde março desse ano, determinou que o ex-PGR Rodrigo Janot está proibido de se aproximar a menos de 200 metros de qualquer um dos…

Leia Mais
Justiça

Projeto Gestão Nacional promove aproximação entre a Secretaria-Geral do MPF e unidade do Maranhão

23 de abril de 202523 de abril de 2025

A Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) recebeu, nos dias 14 e 15 de abril, a visita de representantes da Secretaria-Geral do Ministério Público Federal (MPF), como parte das ações do Projeto Gestão Nacional. A iniciativa tem como objetivo estreitar os laços entre a administração central da Procuradoria-Geral da República…

Leia Mais
Justiça

Declarações polêmicas de Desembargadora do TJ-MA causam revolta entre servidores concursados; VÍDEO

19 de junho de 202519 de junho de 2025

Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizada nesta quarta-feira (18), a desembargadora Oriana Gomes gerou forte repercussão ao tecer comentários considerados depreciativos sobre servidores concursados e, em contrapartida, exaltar os cargos comissionados. A magistrada, em sua fala, afirmou que aprendeu, ao longo dos anos,…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • EXCLUSIVO! Fraude pesqueira, manipulação eleitoral e o escândalo que ameaça implodir o sistema político do Maranhão
  • CASO AFRÂNIO: Quem são os bárbaros? Justiça ou linchamento? O silêncio que protege assassinos e fere viúva e órfão recém-nascido
  • Paulo Victor IMPLANTA DITADURA na Câmara de São Luís e PROÍBE servidores de acessarem seus próprios contracheques
  • Paço do Lumiar: Prefeito Fred Campos e secretário Herberth Martins reforçam combate a crimes de adulteração veicular em ação conjunta com forças de segurança
  • FRAUDE NO INSS! Prefeito do interior dá zignal no dinheiro dos professores; oposição reage

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes