Política

Título In Memoriam de cidadão é concedido a Emílio Biló Murad

15 de dezembro de 2015

 

c5dc3531-beeb-4b39-b9b1-28ea35d1fd05

Sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã de quarta-feira (14), homenageou,in memoriam, com o título de cidadão ludovicense, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ex-vereador e ex-deputado federal Emílio Biló Murad. A solenidade contou com as presenças da viúva, Antonieta Nunes Murad, dos filhos do casal, familiares e convidados.

O projeto de lei, de autoria do vereador Isaías Pereirinha (PSL), foi aprovado este ano por unanimidade pela Câmara. Em seu discurso, Pereirinha falou da importância da homenagem póstuma, relembrou momentos de Biló na politica e no esporte e exaltou a figura líder que o homenageado era.

 

— É uma homenagem justa, a uma figura que foi um ícone no esporte e na política local. Esta Casa sente-se honrada em poder conferir esse título ao senhor Emílio Biló Murad, — disse.

 

QUEM FOI ELE?

Emílio Biló Murad, filho de imigrantes libaneses, Ananias Murad e Amélia Ázar Murad, nasceu no dia 02 de Março de 1926. Morreu no dia 17 de novembro de 2009, aos 83 anos de idade. Gozava de boa saúde até ser acometido de um câncer no intestino. Ele era casado com Antonieta Nunes Murad e teve seis filhos: Maria Emília, Simone, Virgínia, Ananias, Emílio Biló e Jakqueline, que lhe deram muitos netos.

 

NA POLÍTICA

Biló se evolveu com a política desde os 18 anos de idade. Largou o futebol para assumir a Câmara de Codó como vereador por quatro mandatos consecutivos. Retornou a São Luís como Deputado em 1963. Voltou a se engajar no futebol como vice-presidente de Chiquinho Aguiar, do Sampaio Corrêa. Largou tudo novamente para, nos municípios do interior, trabalhar na campanha do futuro Governador José Sarney. Foi eleito deputado federal e, de 1967 a 1971, ficou em Brasília.

 

No Governo Luís Rocha foi Secretário Adjunto do Deputado Nan Sousa, na Sedel. Com a desincompatibilidade de Nan, assumiu a secretaria Sebastião Murad, que tempos mais tarde também largou o cargo para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Foi quando recebeu a nomeação pelo secretário.

 

Idealizador da Medalha do Mérito Desportivo, Biló se orgulha de ter indicado, e o governo outorgado, condecoração ao falecido Presidente da CBF, Otávio Pinto Magalhães, ao vice-presidente da entidade, Nabi Abi Chedid, ao presidente da FIFA, João Havelange, que foi representado pelo genro, Ricardo Teixeira emas de 35 homenageados.

 

 

NO ESPORTE

Em 1971, Biló estava novamente em São Luís quando assumiu a presidência do Sampaio. Em 1979 cobriu um mandato tampão na então Federação Maranhense de Desportos, em substituição a Domingos Leal. Em 1980 foi eleito de fato e de direito, ficando presidente até 1983. Além de reformar toda a FMD, instalou aparelhos de ar condicionado e comprou um carro 0 km à entidade. Por essas e outras iniciativas, ele revolucionou. Mesmo assim, diz com tristeza que foi injustiçado, principalmente pela imprensa que cobria o futebol. “Hoje os repórteres da época me elogiam e alguns são meus amigos, só que eles bateram em mim impiedosamente quando fui presidente da Federação”, conta, sem saber os motivos.

 

Biló acompanhou a transição da Confederação Brasileira de Desportos para Confederação Brasileira de Futebol e também o desmembramento e criação da Confederação das modalidades basquete, vôlei e handebol. Figura como fundador de todas essas entidades.

 

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI