Política

Barreirinhas já escolheu seu prefeito…

1 de abril de 2024

Engenheiro Vinícius Vale com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhado da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale, para tratar de benefícios para Barreirinhas com foco na melhoria de telefonia na região dos Lençóis Maranhenses

O Instituto Data M, um dos mais tradicionais e assertivos institutos de pesquisa do Maranhão, divulgou resultado de uma pesquisa realizada no município de Barreirinhas, entre os dias 23 e 25 de março.

Os números, contratados pela Rádio Mirante/Imirante, apontam o crescimento na liderança de Vinicius Vale (MDB) para a disputa eleitoral a prefeito, com resultados que registram uma vantagem de 14,6% à frente do segundo colocado, Léo Costa (Podemos), isso, nas perguntas espontâneas; na expectativa de vitória, Vinicius chega a pontuar 50,3%, e Léo Costa cai para 17,5%.

A equipe do Data M realizou 507 entrevistas presenciais na modalidade de questionário elaborado. A margem de erro amostral foi de 4%, para mais ou para menos, e 95% de intervalo de confiança sobre os resultados encontrados.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 08902/2024.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem votariam para prefeito, Vinicius Vale aparece com 29,4%, com uma diferença de 14,6% do segundo colocado, o ex-prefeito Léo Costa, que aparece com 14,8%. Em seguida, vem o atual prefeito, Amílcar Rocha (PC do B), com 10,6%, seguido de Joab Marreiros (1,8%), Thiago Rodrigues (0,6%) e Antônio Carlos (0,2%). Os votos em branco e nulos aparecem com 4,9% e os indecisos, 37,7%.

Nas perguntas estimuladas, Vinicius Vale cresce mais ainda, despontando com 37,9 % das intenções de voto, seguido por Léo Costa (26,0%), e, em seguida por Amílcar Rocha (11,6%). Joab Marreiros volta a aparecer em quarto, com 3,6%, seguido por Thiago Rodrigues (0,8%) e Totonho Corrêa (0,8%). Brancos e nulos, aumentaram para 6,9%. Entretanto, em relação ao cenário espontâneo, o resultado das perguntas estimuladas aponta diminuição no número de indecisos (12,4%).

No cenário de expectativa de vitória, perguntado se “Independente de em quem vai votar, quem você acha que vai ganhar a eleição?”, 50,3% dos entrevistados acreditam que Vinicius Vale vencerá a eleição. A diferença para o segundo colocado cresce em 32,8%, com Léo Costa caindo para 17,5% que acham ele poderá ter vitória. Outros 5,1% acham que Amílcar Rocha se reelege. Em seguida vem Joab Marreiros (0,2%). Thiago Rodrigues e Totonho Corrêa não pontuaram nesse quesito.

Em uma configuração em que aparecem somente Vinicius Vale e Léo Costa como pré-candidatos, 42,4% dos entrevistados escolheram Vinicius. O pré-candidato Léo Costa (32,1%), teria somadas para ele, as intenções de voto de Amílcar Rocha que não aparece nesse cenário. Ainda assim Vinícius teve uma vantagem de 10,3% sobre os seus dois maiores adversários.

Rejeição consolidada – Os resultados do levantamento realizado pelo Instituto Data M também revelam uma consolidação: o alto índice de rejeição do atual prefeito Amílcar Rocha, em Barreirinhas.

Até agora, mesmo aparecendo em terceiro lugar nas intenções de voto, de todas as pesquisas realizadas pelos diferentes institutos, a opinião dos entrevistados no quesito de aprovação ou não da gestão do atual prefeito, a não aprovação foi a opção mais escolhida em todas as pesquisas.

O Data M registrou um índice percentual de 72% de não aprovação pela gestão de Amílcar Rocha, o triplo dos entrevistados que optaram pela aprovação da gestão, que foi de 22,3%.

Para as entrevistas, o Instituto DataM utilizou os parâmetros de proporcionalidade do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão quanto a sexo, idade, e grau de Instrução, além de nível de renda.

Após a realização das entrevistas, houve fiscalização durante toda a coleta de dados e auditoria em 30% dos questionários.

Do Gláucio Ericeira

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI