Política

Com Dino no STF, Ana Paula Lobato herdará mais 7 anos de mandato no Senado

27 de novembro de 2023

A senadora Ana Paula Lobato, suplente do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), garantiu assento fixo no Senado até 2030 após a indicação de Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de ocupar o posto de vice-líder do PSB na Casa, Lobato foi vice-prefeita de Pinheiro, no Norte do Maranhão. Sua designação como suplente foi resultado de um acordo político entre Dino e seu marido, o deputado estadual licenciado Othelino Neto (PCdoB).

Em fevereiro deste ano, Lobato renunciou ao cargo na prefeitura para assumir sua posição como senadora. Enfermeira de formação e empresária no ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção, Ana Paula Lobato nasceu em Pinheiro-MA, cidade também conhecida como a terra natal do ex-presidente José Sarney (MDB).

Mãe de dois filhos, Lobato é a senadora mais jovem do país e lidera o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA). A organização, como expresso em seu site, concentra esforços na promoção de melhores condições de vida para os servidores da Assembleia Legislativa e na execução de projetos sociais.

Etapa no Senado

A indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do STF requer aprovação pelo Senado Federal. Ele passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), composta por 27 senadores titulares e 27 suplentes, representando dois terços do Senado.

Seu nome será votado tanto pela CCJ quanto pelo plenário do Senado. Somente após a aprovação em plenário, o STF poderá marcar a data da posse. O cargo de ministro do STF é vitalício, com a aposentadoria compulsória aos 75 anos. Dino, aos 55 anos, poderia permanecer no cargo até 2043.

Fonte: O Tempo

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI