Política

Juscelino Filho discute soluções em conectividade com a ministra das Comunicações da Finlândia

3 de julho de 2023

A histórica cooperação entre Brasil e Finlândia e a realidade da conectividade em cada país foi tema da reunião entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a ministra dos Transportes e Comunicações da Finlândia, Lulu Ranne, na tarde de quinta-feira (29), em Helsinque (Finlândia). A evolução do 5G foi outro assunto tratado entre as autoridades, já que o país nórdico possui 88% do seu território coberto pela infraestrutura de quinta geração para redes móveis.

“O presidente Lula colocou a Inclusão Digital como prioridade no seu governo. Com recursos do Leilão do 5G e do Orçamento da União, vamos investir na infraestrutura de comunicação e expandir o sinal de telefonia móvel 4G e 5G. Além disso, vamos implementar a rede de banda larga fixa com fibra óptica”, disse Juscelino Filho.

Segundo Lulu Ranne, a Finlândia é internacionalmente considerada pioneira na construção de uma rede 5G comercial.

“O sucesso vem da cooperação entre o setor privado e o público. Além da infraestrutura de quinta geração de redes móveis nacional, nós autorizamos a construção de redes locais. Temos uma região com mina de ouro que tanto no subterrâneo quanto na superfície já tem 5G. Sabemos que na prática temos sido pioneiros nessa criação de redes distintas locais”, revelou a ministra.

CIBERSEGURANÇA – A cibersegurança também foi uma preocupação abordada no encontro. O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, reforçou que a questão cibernética é um tema da maior importância no Brasil.

“No Leilão do 5G, inclusive, o governo resolveu implantar uma rede de segurança na capital federal. O tema é tão importante que hoje existe uma discussão para a criação de uma agência especial para cuidar da cibersegurança”, explicou.

A ministra dos Transportes e Comunicações da Finlândia reforçou que o país está investindo na segurança dos sistemas.

“Também participamos de organizações internacionais que visam a segurança nas redes. Essa cooperação possibilita o desenvolvimento de uma segurança global, com sistemas mais seguros e soluções para garantir essa segurança na comunicação”, acrescentou Lulu Ranne.

SERVIÇOS – A digitalização dos serviços não ficou de fora da discussão. Juscelino Filho explicou que o Brasil está trabalhando para ofertar à população os serviços do Governo Federal de forma digital. Um exemplo apresentado pelo ministro das Comunicações é a telemedicina.

“A conectividade na saúde, em regiões rurais e remotas, irá possibilitar consultas médicas em localidades onde o médico não consegue chegar de forma presencial”, explicou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI