Política

Brasília: A aflição do ‘Clã Bolsonaro’

20 de novembro de 2022

Nos corredores de Brasília o assunto é só um: a não presença do ainda presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto que se arrasta desde o fatídico dia. A suposta inquietação psicológica de Bolsonaro é dissonante com o silêncio que adotou, como que se estivesse “tramando” algo. Enquanto “patriotas” se esfolam Sol a Sol, Bolsonaro continua rodeado das benesses que o poder garante. A agitação foi constatada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Segundo a colunista, Bolsonaro defende uma alteração na lei, para que assim o novo presidente eleito tome posse “logo depois de abertas as urnas”.

“Aflito”, como dito pelo próprio Capitão, o que se percebe é que Bolsonaro já tem a certeza de uma pedreira vem pela frente, uma vez que Lula – que ouviu diversas vezes dos lábios de J. Bolsonaro palavras como bandido, por exemplo – já disse que seu primeiro ato como presidente seria revogar o decreto do sigilo de informações, dando a entender que o Chefe do Executivo teria algo a esconder. A Lei de Acesso à Informação (LAI) surgiu em 2011 para regulamentar o acesso a documentos oficiais de interesse público, que ajudam a conhecer a história do país. Há, porém, informações que a mesma lei permite manter em sigilo de 100 anos por serem “consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado”.

Caso contrário, toda essa ansiedade – não só de Bolsonaro, como de todo o clã que reuniu documentos para pedir passaporte italiano, chegando a contratar uma empresa de Curitiba para comprovar a conexão familiar com a terra de Don Corleone – é totalmente desnecessária. Seria uma “rota de fuga”? Perguntar não ofende.

Bolsonaro não vê a hora de entregar a faixa…

Como a vida imita a arte e vice-versa, a série House Of Cards mostra os bastidores do poder no Capitólio dos Estados Unidos, onde os atos de corrupção e mais o sujo jogo político nos corredores da Casa Branca forçaram o presidente Garrett Walker (Michel Gill) a renunciar ao cargo, com receio de um impeachment, já que seu governo tem aprovação de apenas 8% dos norte-americano. Underwood (Kevin Spacey) assume a Presidência dos Estados Unidos nos minutos finais do 13° episódio.

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI