Skip to content

Caixa de Pandora*: CPI expulsará ‘demônios’ do transporte público?

Neto Cruz, 4 de novembro de 2021

O plenário da Câmara de São Luís discutiu na sessão ordinária de hoje (3) a possibilidade de instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o sistema de transporte coletivo de São Luís. Dois requerimentos que possuíam este tema central foram encaminhados pela presidência para análise da Mesa Diretora e da Procuradoria da Casa com o objetivo de obtenção de parecer acerca do objeto de cada uma delas e dos trâmites que devem ser realizados para cada documento.

Uma das proposições é de autoria do vereador Marquinhos (DEM), que utilizou o Pequeno Expediente da sessão para anunciar oficialmente a intenção de instalar a CPI na Casa. Ele ressaltou que na 5ª feira da semana passada (28) anunciou nas redes sociais e na imprensa que faria hoje (3), na Câmara, apresentação de proposta de instalação da CPI para investigar o sistema de transporte na Capital.

Durante o discurso, o parlamentar democrata comentou os prejuízos que os 12 dias de existência do movimento paredista causaram na Cidade e a situação atual dos ônibus que prestam serviço no sistema de transporte de São Luís. Logo após, apresentou a proposta de abertura da CPI.

“É uma situação muito complicada e delicada. Então, estamos entrando com um pedido de instalação de uma CPI. Essa CPI não é para perseguir ninguém. Pelo contrário. Faremos um processo de investigação e vamos saber quem são os responsáveis pelo sistema de transporte público da nossa cidade estar do jeito que está: falido e quebrado. A CPI servirá para sentarmos juntos com os órgãos competentes e todas autoridades para investigarmos e sabermos qual é a real situação e, de fato, o que está acontecendo com todo esse sistema; e também por quais motivos as empresas não têm melhorado esse serviço para a população de São Luís”, explicou Marquinhos.

“Para acolhimento de uma proposição que trata de instalação de CPI, de acordo com a Constituição Federal, são necessários 3 requisitos. O 1º é que tenha 1/3 das assinaturas dos membros da Casa. O 2º é que tenha um prazo definido. O 3º é ter fato determinado. Se tiver esses 3 instrumentos, automaticamente será aceita na Casa. Se os dois requerimentos tiverem, os dois serão aceitos. Encaminhamos os dois para análise da Mesa Diretora e da Procuradoria da Casa. Neles serão avaliados se ambos têm o mesmo objeto ou se eles têm objetos diferentes. Se eles tiverem objetos diferentes, serão duas CPIs. Se não, a diretoria vai nomear os membros da CPI”, explicou o 1º vice-presidente da Câmara, Gutemberg Araújo.

GESTÕES PASSADAS

É público e notório que o transporte público de São Luís é um dos piores do Brasil. Vez por outra, alguns ônibus aparecem em chamas no noticiário. São como sucatas ambulantes.

Há quem diga que as empresas que operam no sistema teriam sido “fundamentais” nas últimas eleições na capital maranhense. Alguns arriscam a dizer que desde o saudoso Jackson Lago (1997-2002) se tornou “tradicional” o vínculo entre o gestor e o empresariado do sistema rodoviário. Desde então, ficou entranhado a questão do transporte público versus política.

Outros, que permeiam com mais frequências os corredores do Palácio de La Ravardière, afirmam que Edivaldo Holanda Jr., ex-gestor, só conseguiu vencer Braide em 2016 com a ajuda do setor. Como? Fica nas entrelinhas.

Resta saber se o sistema irá absorver ou vomitar Braide.

Na primeira batalha da guerra, o prefeito de SLZ perdeu, tendo que sangrar os cofres públicos na bagatela de R$ 12 milhões, para satisfazer a sede dos empresários, pelo menos momentaneamente…

*Caixa de pandora é um mito grego que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa liberando todos os males no mundo, mas a fechou antes que a esperança pudesse sair.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

ICATU – No dia do aniversário da cidade, população vai às ruas e pede saída de Dunga

25 de outubro de 2017

População vai às ruas de Icatu no dia do aniversario da cidade para pedir saída do prefeito Dunga. A população de Icatu, distante 111 quilômetros da capital São Luis, vai às ruas amanhã (26), no dia do aniversário da cidade para protestar contra o prefeito, Dunga Gonçalves. A população vai…

Leia Mais
Política

ÁUDIO-BOMBA – Vereador esculhamba com colegas de parlamento e coloca Dutra em rabo de foguete; ouça

18 de setembro de 201818 de setembro de 2018

O vereador Puluca – que tem uma casa na praia, segundo informantes bem posicionados do Blog – que é vereador de primeiro mandato e promete ser uma bananeira, falou algo que merece ser apurado em um áudio que circula no WhatsApp. Segundo o vereador, “ele é um homem honesto” e…

Leia Mais
Política

RECEITA FEDERAL: Sistema será criado para classificar contribuintes

18 de outubro de 2018

A Receita Federal vai implementar, no começo do ano que vem, um sistema para classificar os contribuintes – aos moldes do que já ocorre no Estado de São Paulo. Deverão ser criadas três categorias: A, B e C, em ordem decrescente, conforme os riscos que representam aos cofres públicos. Os…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes