Política

Negócios e gestão: confira 10 livros que não podem faltar na lista de quem deseja empreender

9 de outubro de 2022

Na última quarta-feira (5), comemorou-se o Dia do Empreendedor. Segundo dados divulgados em junho de 2022 pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o primeiro quadrimestre do ano registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil, totalizando mais de 19 milhões de organizações ativas.

O CEO e Cofundador da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem,  Marcelo Lombardo, separou algumas indicações de leitura para de obras que fazem parte de sua trajetória como empresário e que são importantes fontes de conhecimento para quem deseja investir ou fortalecer o seu negócio.

“Empreender é desafiador e requer, além de conhecimentos técnicos, informações sobre tudo que envolve a arquitetura de uma companhia. Por isso, recomendo leituras a respeito de inovação, negócios, vendas, liderança, marketing e outras áreas. Avalio ser de extrema importância conhecer histórias de outras pessoas que já passaram pela mesma situação”, comenta Lombardo.

Confira os dez títulos selecionados por ele como indicação de leitura:

Negocie como se sua vida dependesse disso – Por Chris Voss

Um ex-agente do FBI revela as técnicas da agência para convencer as pessoas. Se você acha que o velho e bom “nem pra mim nem pra você, vamos rachar a diferença” não jeito, esse livro é para você.

A meta: Um processo de melhoria contínua – Por Eliyahu M. Goldratt

Escrito em forma de romance, o autor explica a Teoria das Restrições, que pode ser usada não apenas para otimizar processos industriais, mas resolver problemas aparentemente insolúveis em qualquer ramo de negócio.

Não é sorte – Por Eliyahu M. Goldratt

Este livro é a continuação do livro anterior “A Meta”, onde o autor expõe a teoria de como criar uma árvore da realidade atual e futura, pondo em prática a Teoria das Restrições.

Pitch Anything – Por Oren Klaff

A obra demonstra como podemos aprender a usar os recentes conhecimentos sobre o comportamento humano para fazer uma apresentação matadora.

Sales Management. Simplified – Por Mike Weinberg

O autor expõe seus anos de experiência e compartilha suas melhores ideias sobre como tornar o gerenciamento de vendas bem-sucedido, colocando a teoria em prática.

Liderar Sem Autoridade – Por Keith Ferrazzi

Liderar sem autoridade nunca foi tão importante e torna-se mais urgente a cada dia que passa. Este livro aborda uma metodologia completa para o sucesso, em um mundo onde a capacidade de liderar sem autoridade é uma competência essencial para progredir, em qualquer altura da pirâmide.

Blitzscaling: o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos – Por Chris Yeh e Reid Hoffman

O que separa as startups que se estagnam e desaparecem das que se tornam gigantes globais? O segredo é o blitzscaling, um conjunto de técnicas para aumentar a escala a um ritmo vertiginoso que eliminarão os concorrentes de seu caminho.

Responsabilidade extrema: como os Navy Seals lideram e vencem – Por Jocko Willink

Dois oficiais da SEAL da Marinha dos EUA, que lideraram a unidade de operações especiais mais condecorada da Guerra do Iraque, demonstram como os poderosos princípios de liderança SEAL se aplicam aos negócios e à vida.

 Maestria – Por Robert Greene

Neste livro, Greene examina pesquisas recentes sobre cognição e criatividade e derruba os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo uma maneira radical de examinar a inteligência humana.

 12 regras para a vida: Um antídoto para o caos – Por Jordan B. Peterson

Neste livro, Jordan oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado.

Com informações da Nova PR

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI