Skip to content

Maranhão reduz carga tributária do etanol em 12%

Neto Cruz, 30 de agosto de 202230 de agosto de 2022

O Estado do Maranhão editou, nesta segunda-feira (29), a Resolução Administrativa 57/2022 concedendo crédito que reduz a carga tributária do etanol no Maranhão de 26% para 12%, até 31 de dezembro de 2022.

A Resolução Administrativa foi assinada pelo secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, considerando o convênio Confaz 116/2022, que autorizou todos os estados brasileiros a concederem o crédito outorgado de ICMS para reduzir a carga tributária para 12% do etanol.

Pelas redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou a adoção da medida.

“Reduzimos a carga tributária do etanol em 12%. E há expectativa de redução do preço do álcool nas bombas. Também esperamos aumento do consumo e crescimento da oferta das usinas, gerando emprego e renda para os maranhenses”, observou.

A apropriação do crédito outorgado se dará mensalmente, a partir da publicação da Resolução 57/22, na medida em que ocorrerem os repasses do auxílio financeiro da União ao Estado do Maranhão, nos termos do inciso V do art. 5º da Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, observando o limite previsto no Anexo Único do Convênio nº 116, de 27 de julho de 2022.

Com essa medida, o Estado espera que haja redução do preço do etanol nos postos de combustíveis, uma vez que a carga tributária do ICMS foi reduzida em aproximadamente 46%.

É o que destaca a diretora de Relações Institucionais do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (SINDICANALCOOL) e Sócia Administradora e Diretora Financeira da Agro Serra Industrial, Cíntia Cristina Ticianeli.

“O Governo, ao reduzir a alíquota do hidratado no Maranhão para 12%, torna o etanol mais competitivo em relação à gasolina (combustível fóssil), contribui para a mobilidade sustentável, fortalece a produção de etanol do estado, grande gerador de empregos e renda, e sobretudo, reduz o preço para o consumidor”, disse Cíntia Ticianeli.

A diretora também lembrou que o etanol hidratado ou E100 contribui para o meio ambiente porque reduz a poluição e é fonte líquida de hidrogênio.

“A redução da alíquota do etanol hidratado estimulará o consumo deste que é um combustível renovável, produzido a partir da cana de açúcar, que gera inúmeros empregos e renda para os municípios que se situam nas regiões de influência das unidades produtoras de etanol”, enfatizou Cíntia Ticianeli.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Câmara de São Luís reinicia atividades nesta segunda-feira

4 de fevereiro de 20194 de fevereiro de 2019

A Câmara Municipal de São Luís reinicia, nesta segunda-feira (04), suas  atividades referentes ao 19º período legislativo. A retomada dos trabalhos será marcada por uma sessão solene que terá início às 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira, e que será comandada pelo presidente Osmar Filho (PDT). Diversas autoridades irão participar da…

Leia Mais
Política

URGENTE – Prefeito Edivaldo quer reduzir salário dos professores de São Luís

26 de março de 2020

O Prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) remeteu para a Câmara Municipal de São Luís, no dia 9 de março, dois projetos de lei que atacam os direitos dos professores da Rede Pública Municipal de São Luís. O primeiro, o PL n.º 27/2020, propõe “reajustar” os vencimentos dos educadores em míseros…

Leia Mais
Política

Atos & Fatos – Jornalista Davi Max estreia coluna semanal no Jornal

23 de agosto de 2019

O jornalista e blogueiro Davi Max, estreará na próxima semana, sua coluna social em um dos jornais alternativos da capital. Em seu novo espaço, o profissional, abordará assuntos diversos sobre os bastidores do Poder, além da cena cultural e festiva da cidade. Max, atua bastante tempo com assessoria política, acumula…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • De inimigos a tietes: bastidores e as “amizades repentinas” em Paço do Lumiar
  • Tropa de elite do Tenente Nascimento dá duro golpe no crime em São Luís
  • Paço do Lumiar tem seleção relâmpago da BRF nesta quinta (13); SINE convoca trabalhadores até às 15h30
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • O coração do Munim bate forte! Cachoeira Grande celebra 31 anos com recorde de público e noites inesquecíveis
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes