Política

Assaltos a motoristas de aplicativos na Grande São Luís cai 61%

19 de agosto de 2022
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), houve queda de 61% das ocorrências de assaltos a motoristas de aplicativos, no primeiro semestre deste ano, na Região Metropolitana de São Luís, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A diferença entre os dois anos é de 83 roubos a menos no semestre. A redução é atribuída às operações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil do Maranhão.
“Consideramos um resultado bastante significativo, pois este é um segmento às vezes vulnerável, devido ao contato com muitas e diferentes pessoas de diversas localidades e das quais nem sempre se pode saber a índole. Há casos em que as pessoas acionam o profissional já na intenção de praticar o ato ilícito. Isso também torna um pouco mais difícil identificar suspeitos”, pontuou o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Luciano Bastos.

Segundo o levantamento da SSP-MA, somaram 136 casos no primeiro semestre de 2021, reduzindo para 53 no mesmo período deste ano. O mês de redução mais expressiva foi maio, que no ano passado somou 29 casos desta criminalidade e este ano, apenas seis registros. O mês com menos ocorrências foi junho deste ano, com quatro casos; enquanto que o mesmo mês do ano passado contabilizou 22 registros.

Junho e julho deste ano, juntos, somaram nove casos de assaltos a motoristas de aplicativos, representando 76% de queda, em comparação ao período anterior, que totalizou 39 ocorrências.

“Foram dois meses de programação junina, com festejos em toda a região e com muita procura dos usuários pelo serviço. Mas, ainda assim, foi um período de baixo número de ocorrências nesta categoria, se compararmos com o ano anterior. A polícia esteve a postos durante todo o festejo, levando segurança aos motoristas de aplicativos e à população de maneira geral”,  observou o delegado Luciano Bastos.

O delegado destaca que o expressivo índice de redução destes casos é fruto de um trabalho periódico de investigação e monitoramento, com fins ao combate, mas também, à prevenção. A polícia atua a partir das denúncias recebidas, das informações de investigações em cursos e acionamento dos próprios motoristas de aplicativos. “Temos desenvolvido um trabalho de inteligência com o apoio da Polícia Militar e outros departamentos da Polícia Civil e assim, chegamos a este resultado no semestre. Contamos também com as denúncias para que possamos conter estas ocorrências”, frisou.

AQUI