
Hoje é o aniversário do companheiro Domingos Dutra, vascaíno, negro, ex-Presidente Estadual e ex-Deputado Federal do PT. Fui pessoalmente dar um abraço e o presentear com essa linda camisa esse resistente lutador da vida e pela democracia. Desejo muita saúde e muitos anos de vida ao meu companheiro. Vasco o primeiro time a aceitar negros em campo.
O ex-presidente estadual do PT-MA, Augusto Lobato, enviou ao blog a imagem acima, onde aparece ao lado do “estiloso” Domingos Dutra, ex-prefeito de Paço do Lumiar.
Vítima de um AVC, Dutra teve que ser afastado das funções de prefeito no dia 24 de julho de 2019, 3 anos atrás.
Após ter se recuperado e, como diz o poeta Cazuza, ter “beijado a boca da morte“, Dutra é sempre visto em rodas de política, com acesso livre ao Palácio dos Leões, dado a sua proximidade com o staff do Estado.
Hoje, segundo Lobato, é o dia do nascimento de Dutra. Como em Saco das Almas – Quilombo que deu origem ao “Futi”, como é carinhosamente conhecido – não tinha cartório, ele foi registrado com data de nascimento no dia 20 de março de 1956.
O titular do blog deseja saúde ao “sessentão”…
Quem é Dutra?
Domingos Francisco Dutra Filho, mais conhecido como Domingos Dutra (Buriti, 20 de março de 1956), é um político brasileiro. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, foi filiado ao PT de 1980 a 2013. Quando filiou-se ao SD, permaneceu no partido até 2015, em setembro anunciou sua filiação no PCdoB.
Dados biográficos
Presidiu o diretório do PT em São Luís e no Maranhão. Disputou a eleição para vereador de Paço do Lumiar em 1988, obtendo a suplência. Em 1990, elegeu-se deputado estadual, em 1994 deputado federal. Compôs como vice-prefeito de Jackson Lago, de quem sempre foi aliado, a chapa vencedora na eleição municipal de São Luís em 1996, para o que precisou renunciar ao mandato de deputado federal em 31 de dezembro de 1996.
Elegeu-se novamente deputado estadual em 2002 e 2006 para deputado federal e se reelegeu para o cargo na câmara federal em 2010. É notória a sua posição política de oposição à família Sarney, a quem acusa de massacrar o povo do estado do Maranhão, de iludir a população pelo uso abusivo dos meios de comunicação e de estar constantemente envolvida em desvios de verbas e corrupção. Domingos Dutra publicou um livro intitulado O Camaleão, que trata dos escândalos da família Sarney e da cassação, segundo ele, forjada do governador Jackson Lago em 2009.
Prefeito de Paço do Lumiar
Nas eleições de 2016, já no PCdoB, do governador Flávio Dino, foi eleito com mais de 15 mil votos, o que representa 32,96% dos votos, prefeito da cidade de Paço do Lumiar, pela coligação Vai dar Certo, formada pelo PCdoB, PTC, PEN, SD e pela REDE.