O ex-governador Jackson Lago foi o líder inconteste no PDT durante toda a história do partido.
Seu principal legado na política é este: conseguir manter forte no Maranhão um partido que perdeu sua força no restante do país após a morte do seu fundador, Leonel Brizola.
Nos últimos 25 anos, o PDT liderou a oposição em todas as campanhas eleitorais em São Luís e no Maranhão – sempre com Jackson Lago à frente, com seus erros e acertos.
Mesmo quando o Brasil se encantava com o liberalismo do PSDB; mesmo quando o PT mostrava-se como principal alternativa à esquerda.
O exemplo do ex-governador foi, exatamente, manter-se fiel aos seus princípios mesmo quando se alinhou a outro projeto de poder, contraditoriamente ou não.
O texto acima é do Jornalista Marco D’Eça, conhecedor dos meandros da política.
Quem não absorveu nada, enquanto desfrutava da proximidade do saudoso Jackson, foi o que dizia ser seu herdeiro político, o senador e pretenso pré-candidato ao Palácio dos Leões, Weverton Rocha,. No início do governo Lago assumiu a Secretaria de Juventude, criada e entregue ao conhecido ‘Senador Costa Rodrigues’.
Em vez de deixar orgulhoso seu mentor, Rocha preferiu andar à margem da Lei.
De acordo com a denúncia que assombra o senador, oferecida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE-MA) referente a uma contratação realizada em 2008, o parlamentar, à época secretário de Estado de Esporte e Juventude, teria incorrido em ilícitos relativos à contratação de uma empresa para a realização de obras emergenciais no ginásio esportivo Costa Rodrigues, em São Luís (MA), e também na posterior celebração de termo aditivo para reforma e ampliação das instalações. Ainda segundo a acusação, o proprietário da empresa contratada teria, com a colaboração do então secretário de esporte, desviados valores auferidos pelo contrato em benefício próprio, configurando o crime de peculato.
W.R. sentiu o gosto amargo na boca ao ter que presenciar, como telespectador de um projeto de sucesso, os descendentes e familiares do saudoso governador declararem apoio a Brandão (PSDB) ao governo do estado. Os familiares preferem preservar a memória do médico intacta ao associá-lo a um “discípulo” piorado.
Com a proeza que lhe é peculiar, C.B. reuniu em torno de sua pré-candidatura praticamente todas os representantes das as forças políticas do Estado. Do grupo Sarney aos Lagos, todos sabem quem de fato convergem com o modo de pensar de Jackson Lago…
Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=FeX6oof7Tek&feature=emb_title