Política

João Muricy alcança resultados positivos na Saúde de Paço

2 de outubro de 2020

João Muricy

O Secretário Municipal de Saúde João Muricy tem alcançado resultados positivos dentro de um curto espaço de tempo, frente ao comando de uma das pastas de maior relevância em qualquer gestão. Os avanços têm como ponto de partida investimentos e a ações estratégicas visando a melhoria dos indicadores no município, aliados à reformulação das metodologias de gestão e trabalho na SEMUS.

Em 1 ano, chama a atenção prioridades dadas a pendências e demandas que não toleravam atrasos por uma resolução a algum tempo. A maior delas, diz respeito a estruturação de um novo laboratório diagnóstico.

O novo laboratório de diagnóstico – reestruturado e tido como demanda emergencial – está operando com uma média de 950 exames por dia, cobrindo também as coletas e análises em todas as 16 UBS’s e nos dois Centros de Especialidades. Este feito também agilizou a expedição e entrega de laudos clínicos para os pacientes. Os resultados de exames passaram a serem entregues de forma mais célere.

Outro ponto positivo da gestão Muricy diz respeito à Central de Marcação de Consultas. A CEMARC teve sua reestruturação iniciada pelo aumento da oferta de especialidades, datas e horários dos serviços. Hoje, as especialidades disponibilizadas aos usuários do Sistema Público de Saúde de Paço do Lumiar atingiu um total de 19 especialidades médicas, algumas bem difíceis de serem encontradas em outros municípios do Estado, como é o caso do profissional médico gastropediatra, Perícia Médica e Psicologia.

Para deixar a marcação ainda mais rápida e eficiente, na gestão Paula da Pindoba, a SEMUS também investiu no seu Call Center. Novas linhas foram implantadas somando um total de seis números, com ramais distintos. Também foram alocados mais profissionais para o atendimento, diminuindo o tempo de espera para usuários ao ligar e agendar consultas. Sobremaneira, estas medidas também refletiram impacto real sobre a questão das aglomerações, com relevância para prevenção da pandemia do Coronavírus.

O cuidado na busca pela acessibilidade dos serviços em saúde, também, tornou-se marca registrada no modelo de gestão implantado por João Muricy, desde que assumiu o posto há três meses. O tripé da política pública de saúde para todos, a atenção redobrada aos mais vulneráveis e ir além dos consultórios médicos tem sido uma constante no município.

Prova disto é a revisão e aperfeiçoamento de programas como o “Melhor em Casa” e a realização de ações em bairros e comunidades. Desde julho, já são 12 grandes ações em saúde consecutivas como as unidades móveis (odontomóvel e Saúde da Mulher), num esforço para diminuir a distância entre o usuário e o serviço desejado.

Na conta destas ações já cumpridas, 550 pessoas imunizadas com diversos tipos de vacinas, 800 atendimentos clínicos entre triagem, consultas médicas, exames preventivos e procedimentos odontólogos de urgência e emergência, além de dispensação aos pacientes com mais de 3.200 medicamentos para início ou continuação do tratamento em casa, pós consulta clínica.

A atenção na gestão e destinação dos recursos da saúde se fazem mais aparentes aos usuários, mediante obras iniciadas recentemente. É possível obras em andamento na UBS da Pindoba, no Centro de Exames e Diagnósticos do Município-CED e no Centro de Especialidades Médicas do Maiobão, onde também funcionam a CEMARC e a administração da SEMUS. Há obras em curso e adiantadas para implantação de 4 novas UBS’s: Novo Horizonte, Nova Vida, Copacabana Mercês.

Também, outra ação que merece destaque na SEMUS é o levantamento das áreas de cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de endemias (ACE). Com a reorganização e melhor conhecimento destas áreas, a ideia é atingir a meta inicial de 80% de cobertura por estes profissionais, subsidiada por um planejamento a luz das necessidades e indicadores apontados.

Essa é a cara da gestão João Muricy na SEMUS de Paço…

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog