Esporte

CREA-MA, SENGE e FIEMA realizam amanhã o Painel Água – Sustentabilidade – Ação de Todos

23 de março de 2015
IMG_0391

CLEUDSON CAMPOS, PRESIDENTE DO CREA-MA

Será amanhã a partir das 8 horas na sede da Federação das Indústrias do Maranhão, a realização do Painel Água – Sustentabilidade – Ação de Todos. Apesar do Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas, e que vem sucessivamente chamando a atenção do mundo para a iminente crise hídrica mundial, no Brasil ela se antecipou ao ano de 2025, prazo previsto pela ONU no início do século atual.

 

A iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Sindicato dos Engenheiros, Federação das Indústrias do Maranhão com o apoio de instituições públicas é tirar a problemática dos discursos para ações práticas, dentre as quais a criação de uma cultura para o uso responsável da água, em todos os segmentos da sociedade.

 

O Maranhão, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico é o segundo maior consumidor de água por pessoa em todo o país, com 230,8 litros, despontando no segundo lugar perdendo apenas para o Rio De Janeiro, diz o engenheiro Cleudson Campos Anchieta, presidente do CREA-MA, o que é motivo de maior preocupação para todos.

 

Precisamos tomar consciência, que a problemática tem que ser trabalhada com a participação de todos, a partir das escolas infantis. Até a pouco tempo, as pessoas não davam muito importância ao desperdício, inclusive das frutas, verduras, legumes, que vão para o lixo é também água que estamos desperdiçando, assim como os banhos demorados e tantos outros vícios que temos e que precisam ser corrigidos, registra o dirigente do CREA-MA.

 

O painel marcado para amanhã vai reunir gestores de várias instituições ligadas a problemática do meio ambiente, com cada fazendo explanações e iniciativas com propostas de ações conjuntas. Ele será dirigido pelo presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta, que também fará palestra; seguindo-se Berilo Macedo, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão e o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, com explanações técnicas e bem realistas para a atualidade.

O vice-presidente da FIEMA, Cirilo Arruda fará saudação aos presentes e anunciará a palestra “O que a indústria está fazendo pela água”, que será proferida por Benedito Mendes, presidente do Conselho do Meio Ambiente da FIEMA. Em seguida convidará o dirigente do CREA-MA, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Berilo Macedo e naturalmente o Conselho do Meio Ambiente da FIEMA para a assinatura do documento “MARANHÃO PACTO PELAS ÁGUAS – COMPROMISSO DO SETOR PRODUTIVO.

Outras importantes serão feitas, assim como o manifesto coordenado pelo Sindicato dos Engenheiros do Maranhão, para o qual contribuíram o Núcleo Regional da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, Departamento de Geografia da UFMA e Associação dos Geólogos do Maranhão – AGEMA, com o foco na Bacia de Drenagem da reserva do Batatã. A entrega do documento será feita pela engenheira Odinéia Santos, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros e Rita de Cássia, superintendente do CREA-MA.

 

Do Blog de Aldir Dantas

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog