A partir de 30 de março deste ano, o financiamento só vai aceitar o estudante que tirar, no mínimo, 450 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma nota maior que zero na redação.
Também entre as novas regras, os estudantes ficarão proibidos de utilizarem, ao mesmo tempo, a bolsa do ProUni e o contrato do Fies em diferentes instituições particulares de ensino superior. O acúmulo dos dois benefícios só será possível se o estudante tiver uma bolsa parcial do ProUni e usar o Fies como complemento no mesmo curso e na mesma faculdade.
CASO VOCÊ FOR SE INSCREVER NO FIES, PRECISA APRESENTAR DECLARAÇÃO DE RENDA. LIGUE AGORA MESMO PARA 98812-4503 OU WHATS APP 8215-1700 – SERVIÇOS CONTÁBEIS.
“Quando eu comecei a faculdade, a documentação não estava regularizada para atuar com o Fies, mas a organização da faculdade disse para não nos preocupármos porque nós não iríamos ser prejudicados. Só que quando foi para renovar a matrícula e a gente ia pro terceiro período, o Fies não estava custeando o curso e nossos nomes já foram para os órgãos de proteção”, lamenta o estudante.
Sem saber o que fazer, esses alunos procuraram o Procon em busca de solução para o problema. Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o diretor do Procon, Duarte Júnior, disse que os alunos não podem arcar com erros dos órgãos. “Após a reclamação dos alunos, abrimos uma investigação preeliminar para verificar quem é o culpado. Independente se a culpa é da instituição ou do Fies, quem não pode arcar com as consequências são os alunos”, diz.
Nessa quinta-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o sistema para novos contratos do Fies será aberto no próximo dia 23. Dessa vez com prazo determinado, as inscrições poderão ser feitas no portal do programa até o dia 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.
Do G1