Pela primeira vez, o Maranhão receberá a RoboWorld Cup Fira, sendo o primeiro estado do nordeste a sediar a maior competição mundial de robótica de 5 a 9 de agosto. O evento é realizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), reforçando sua posição como um dos maiores nomes na robótica educacional no mundo e prometendo transformar São Luís em um centro global de inovação e tecnologia.
A RoboWorld Cup Fira 2024, principal competição de robótica do mundo, tem o objetivo de promover a competição internacional e incentivar jovens, adolescentes e a indústria a investirem mais na robótica e inteligência artificial. O evento, que ocorrerá ao longo de cinco dias, contará com diversas atividades de competição e pesquisa. Jogos e competições de robótica desafiadoras e motivadoras serão utilizados para destacar o melhor de cada participante.
A diretora geral do Iema, Cricielle Muniz, expressou grande satisfação e orgulho pelo instituto sediar um evento de tamanha importância como a RoboWorld Cup Fira 2024. Ela destacou que a escolha do Iema como sede do campeonato mundial de robótica é um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado de toda a equipe do instituto.
“Estamos extremamente felizes e honrados por sermos os anfitriões deste evento internacional. Para os nossos alunos, este evento representa uma oportunidade única de vivenciar experiências práticas e inovadoras, trabalhando com as tecnologias mais avançadas e enfrentando desafios reais. A importância deste evento vai além das competições; ele proporciona um ambiente que estimula o aprendizado colaborativo, o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, e inspira nossos jovens a explorarem carreiras na área de tecnologia e robótica. A competição não apenas coloca o Iema no mapa global da robótica educacional, mas também reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou Cricielle Muniz.
A competição de robótica no Iema contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e colaborativa. Os alunos são expostos a desafios reais, estimulados a buscar soluções inovadoras, trabalhar em equipe e aprimorar suas habilidades técnicas e socioemocionais.
Este projeto é justificado pela necessidade de preencher lacunas na literatura científica, oferecendo uma compreensão mais aprofundada da relação entre a robótica educacional e a participação estudantil. Isso inclui a inclusão, a diversidade de gênero e étnico-racial em competições, visando o desenvolvimento de competências, habilidades e experiências que permitam aos estudantes serem mais produtivos e escolherem profissões voltadas para a área de tecnologias.
Robótica no Iema
A robótica educacional no Iema começou em 2016, após o sucesso de um experimento na unidade de Pindaré-Mirim em aulas de física e matemática. A partir daí, o Instituto criou a Coordenação de Robótica Educacional na Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, e atualmente todas as unidades do estado oferecem a disciplina.