Skip to content

Câmara de São Luís faz parceria com TJMA e abre as portas para resolução de conflitos

Neto Cruz, 24 de fevereiro de 2024

Unidade a ser instalada na Câmara possibilitará a resolução de conflitos extrajudiciais / Leonardo Mendonça

Texto: Isaías Rocha

Divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dissolução de união estável, negociações de débitos que envolvem pequenas empresas, dentre outros problemas, que são bastante comuns no dia a dia, poderão ser resolvidos por meio do diálogo.

Orientado por essa perspectiva, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) inauguram na próxima segunda-feira (26/2), às 14h30, o 1º Centro de Mediação e Conciliação de Políticas Públicas de São Luís, localizado na Rua da Estrela, n.º 257, Centro.

A unidade vai oferecer à população ludovicense a oportunidade de buscar acordos e soluções negociadas, evitando a judicialização de conflitos, que gera custos e desgastes para os envolvidos. O objetivo da iniciativa é proporcionar um ambiente neutro, seguro e especializado para a resolução de conflitos que envolvam políticas públicas.

O posto do TJMA que vai funcionar na Câmara da capital maranhense será voltado ao tratamento adequado de conflitos, nas fases pré-processual (sem ação judicial) e processual (com ação judicial), assegurando à sociedade a conciliação e a mediação de conflitos de forma acessível, eficaz e efetiva.

O Centro será vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Agendamento

Qualquer pessoa pode procurar a unidade, portando documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço, e apresentar sua queixa ou demanda. Os interessados também podem fazer um agendamento pelo WhatsApp do Nupemec (98 3198-4558) ou preencher um formulário eletrônico: https://sistemas.tjma.jus.br/conciliacao-online/#/inicio/. As audiências acontecerão de forma presencial ou por videoconferência.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

CADEIA NELE: Menino defeca na cama e padrasto mete a pisa

23 de janeiro de 2015

Uma criança de apenas dois anos de idade, de iniciais M.A.S, foi brutalmente espancada pelo padrasto, Daniel Ferreira Portela, de 30 anos, no município de Timon-Maranhão. O agressor se diz aposentado. De acordo com o delegado titular do 1º Distrito Policial de Timon, Humaitan Silva de Oliveira, o fato foi…

Leia Mais
Política

PAÇO DO LUMIAR – Chuva tira a maquiagem e mostra a realidade do município; veja os vídeos

26 de março de 201926 de março de 2019

Nos últimos dias, a chuva castigou município de Paço do Lumiar. Pontos de alagamentos, como é o caso do bairro Maioba, Iguaíba, Pindaí e Mojó mostrou a ausência de obras de infraestrutura. Passado o período chuvoso, o prefeito Domingos Dutra vai precisar se virar nos 30, se quiser ser reeleito…

Leia Mais
Política

Rosário: ex-prefeito segue os passos de Sérgio Cabral…

12 de março de 2025

  O caso do ex-prefeito de Rosário, José Nilton Pinheiro Calvet Filho, reflete uma decadência política comum a muitas figuras públicas que, após cometerem erros sucessivos, veem suas carreiras entrarem em colapso. A denúncia oferecida pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rosário, acusa…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes