Política

Ribamar: Governador visita instalações da futura Policlínica

8 de fevereiro de 2024

A expansão da rede de policlínicas continua no Maranhão, promovendo a descentralização do atendimento e facilitando o acesso aos serviços na rede estadual de saúde. Uma comitiva do governo estadual, liderada pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitará, nesta quinta-feira (8), às 9h, a futura instalação da 18ª policlínica, em São José de Ribamar.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão também vai acompanhar o levantamento dos equipamentos que serão adquiridos com os recursos arrecadados pelo Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), com o projeto piloto dos camarotes no Carnaval do Maranhão, em parceria com a iniciativa privada.

De acordo com o Termo de Permissão de Uso (TPU) para cessão das duas áreas no Circuito Litorânea deste ano, o lucro líquido obtido pelas empresas com os camarotes (venda de acessos, consumação, entre outras receitas) durante o carnaval, 25% será destinado à compra de equipamentos para a Policlínica de São José de Ribamar.

Instalada no bairro Tijupá Queimado, no Km 7, no município de São José de Ribamar, a nova policlínica funcionará em dois turnos – matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, e aos sábados no turno matutino.

A policlínica contará com atendimento em endocrinologia, cardiologia com exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, monitorização ambulatorial de pressão arterial, gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biópsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria, além da oferta de exames de laboratório, tomografia e  ultrassonografia. Os pacientes serão acompanhados por médicos e receberão atendimento multiprofissional e de apoio ao diagnóstico.

A unidade conta com uma área construída de 1.300 m². Entre os bairros que serão beneficiados pela policlínica, estão o Maiobão, Vila Sarney Filho, Vila Kiola Costa, Vila Operária, Vila São José e Sítio Nova Esperança.

A previsão é que após inaugurada, a nova policlínica da SES realizará mais de 6.400 atendimentos mensais, que incluirão consultas médicas, consultas multidisciplinares e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Atualmente, das 17 unidades, oito funcionam em São Luís. São elas: Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança (Cohab) e Coroadinho. No interior, o serviço de saúde foi instalado em Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Matões do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Codó, São Bento e Caxias.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI