Política

Cel Célio Roberto anuncia plano dos Bombeiros para enfrentamento de chuvas intensas no estado

1 de fevereiro de 2024
Miguel Viegas
Cel Célio Roberto anuncia plano dos Bombeiros para enfrentamento de chuvas intensas no estado

Coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA, conversa com o jornalista Ronald Segundo

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, concedeu entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), na manhã desta quarta-feira (31), e fez um relato sobre as operações que serão realizadas para o enfrentamento de problemas que poderão ocorrer em razão de chuvas intensas no estado.

“Estamos em um período de transição. Saímos da estiagem para esta temporada de chuvas que está se iniciando agora. Em razão disto, já estamos fazendo o nosso dever de casa, que é o planejamento adequado para se enfrentar situações de enchentes, inundações e alagamentos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Ele informou que a corporação, agora, conta com o auxílio de dois drones de última geração que já estão sendo utilizados nas operações do Corpo de Bombeiros. Com estes equipamentos é possível identificar focos de risco sem precisar deslocar equipes, otimizando o trabalho.

Durante o programa, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, o coronel Célio Roberto destacou que o Corpo de Bombeiros do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizou com sucesso, em todas as regiões do estado, o programa “Maranhão Sem Queimadas”.

O comandante do CBMMA fez um relato pormenorizado sobre o programa, assinalando que este incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e ao combate a queimadas e incêndios florestais no Maranhão, com capacitações, doação de equipamentos e formação de brigadistas.

Segundo o coronel Célio Roberto, além de intensificar a fiscalização e o monitoramento das áreas propensas a queimadas, o programa une os órgãos de segurança, proteção ambiental, instituições governamentais e não governamentais para fortalecer as ações. Também inclui campanhas educativas e palestras, visando informar e sensibilizar a população sobre os impactos negativos das queimadas e as alternativas sustentáveis para o manejo do fogo.

“O governador Carlos Brandão, com uma medida acertada, criou um Comitê Gestor para atuar na prevenção e contenção das ocorrências. O Corpo de Bombeiros executa um protocolo de ação direcionada e temos feito um trabalho muito bom em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Lembramos que um decreto de governo determinou a proibição do uso de fogo para limpeza de terrenos. Isto foi feito devido ao período de estiagem, que é propício ao crescimento dos focos de calor”, afirmou o comandante-geral do CBMMA.

Causas

De acordo com o comandante do CBMMA, as principais causas de queimadas no Maranhão são o tempo seco e o desmatamento. A operação “Maranhão Sem Queimadas” prosseguiu até dezembro de 2023. O Decreto nº 38.403, assinado pelo governador Carlos Brandão no dia 11 de julho passado, proibiu o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas no Estado do Maranhão.

O coronel Célio Roberto frisou, ainda, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) gerencia a chamada Sala de Situação, composta por um sistema de videomonitoramento, do qual é possível manter vigilância, por 24 horas, dos focos iniciais de incêndio no Maranhão.

A cada 15 minutos, as imagens são atualizadas e é feita análise para identificar se o foco de calor trata-se de uma queimada com possibilidade de evoluir para incêndio florestal.

O trabalho é feito por meio de sensoriamento remoto, captado por imagens de satélite. Sendo identificado e confirmado, é enviado alerta ao Corpo de Bombeiros para agir no controle e combate.

“Agora, nesta fase de transição, já temos um plano operacional em execução e um comitê permanente para monitorar áreas sensíveis, que poderão ser afetadas por enchentes, inundações e alagamentos em todo o estado. O nosso papel mais importante é a atuação preventiva, e é isto que temos feito”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI