Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (8), a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), Rayssa Maciel, falou sobre o lançamento da Cartilha Prova de Vida 2024, destinada também aos aposentados e pensionistas.
A presidente do órgão explicou que, em relação à prova de vida, o servidor conta com uma novidade neste ano, uma vez que o procedimento poderá ser realizado online, a partir de reconhecimento facial, via plataforma gov.br ou pelo endereço eletrônico provadevida.iprev.ma.gov.br.
Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Rayssa Maciel contou que o procedimento é obrigatório e deve ser realizado a cada ano no mês de aniversário do beneficiário ou quando solicitado pelo Iprev.
De acordo com a presidente, a prova de vida evita fraudes e garante a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários, sendo estabelecida pelo Decreto Estadual nº 38.437/2023 e pela Instrução Normativa Iprev nº 02/2023.
“O sistema é seguro a fraude e foi uma diretriz do governador Carlos Brandão que nós regulamentos a prova de vida 2024, com ele, ainda no ano de 2023, assinando um decreto que traz como novidade a prova de vida totalmente digital. Por meio do aplicativo gov.br e no nosso site do Iprev é possível que os beneficiários do sistema de previdência façam a sua comprovação de vida”, disse.
Por fim, ela relatou que o Iprev atualmente atende mais de 45 mil aposentados e pensionistas do Executivo Estadual, Ministério Público do Maranhão (MP/MA), Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) e Poder Judiciário.