Política

Fábio Câmara: ‘O grito que ecoa da quebrada…’

8 de janeiro de 2024

As últimas semanas de 2023 e a primeira semana de 2024 foram marcadas por uma forte tentativa de polarização entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB) na disputa pela prefeitura de São Luís; mas ambos os candidatos focam suas ações na atração da classe média e das elites sociais.

O único candidato com arrancada eleitoral focada diretamente nas comunidades da periferia e, sobretudo, na Zona Rural, é o ex-vereador Fábio Câmara (PDT), já que os demais adversários ainda tentam se viabilizar partidariamente; Câmara construiu desde o início da pré-campanha, em setembro de 2023, uma forte relação nas periferias e, sobretudo, na Zoina Rural.

Foi esta relação que o levou a aparecer nas pesquisas com índices que chegam a superar os 3%, dependendo do levantamento, segundo se analisa das pesquisas do ano passado, quando ainda não eram necessários os registros.

Historicamente, os candidatos da chama elite do poder ignoram a Zona Rural e as periferias por entender serem elas a parte mais frágil do eleitorado; para conquistá-la, entendem as elites e os detentores de poder, basta levar asfalto e outras ofertas no fim da campanha e o voto é garantido.

Os últimos anos têm mostrado uma forte mudança neste perfil; e o próprio resultado eleitoral registrado pelo PDT nas últimas eleições mostra que a força do partido está mesmo na zona rural, como já mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “PDT tem votação média em São Luís na casa dos 15%, mostra estudo…”.

Continue lendo em Marco D’Eça…

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI