Política

Deputada maranhense quer acabar com os vapers

13 de dezembro de 2023

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 624/2024, de autoria da deputada estadual Dra. Vivianne (PDT), que institui a ‘Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico’. O evento passará a constar no calendário oficial do estado e deverá ser realizado, anualmente, na última semana do mês de agosto. A matéria segue à sanção governamental.

De acordo com a matéria, durante a Semana de Conscientização poderão ser realizados seminários, palestras e debates referentes aos malefícios causados pelo uso de cigarros eletrônicos e derivados, com vistas à implementação de atividades de conscientização e discussões. A iniciativa também deverá contar com a participação de entidades sem fins lucrativos e instituições que tratem do tema relativo ao fumo.

Em sua justificativa, a deputada Dra. Viviane explicou que o fato de os cigarros eletrônicos terem vantagens em relação aos cigarros comuns, não quer dizer que não tenham outras substâncias tóxicas. Além disso, ela afirmou que a proibição dos cigarros eletrônicos é necessária para a defesa da saúde da população.

“Essa versão de cigarro, embora cheire menos e não produza fumaça, não é menos viciante ou prejudicial à saúde. O vapor dos cigarros eletrônicos percorre os mesmos caminhos da fumaça do cigarro comum e quando inalado vai para o pulmão e segue pela corrente sanguínea”, explicou.

 

 

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI