O Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), sediou o treinamento sobre prescrição de exercícios físicos em unidade de terapia intensiva para profissionais de fisioterapia.
A palestra, realizada quarta-feira (29), foi ministrada pela fisioterapeuta Mariane Oliveira Ribeiro, que é especialista em reabilitação cardiovascular, terapia intensiva adulto e fisiologia clínica do exercício.
A capacitação abordou aspectos sobre a prescrição clínica em UTI para abordagem da fisioterapia com exercícios físicos, de acordo com o perfil clínico de cada paciente.
“A prescrição auxilia na melhora dos pacientes com previsão de alta mais rápida e também no processo de reabilitação do paciente. Os profissionais de fisioterapia podem contribuir na avaliação multiprofissional da evolução do paciente”, pontuou Mariane.
O Hospital Dr. Carlos Macieira dispõe de 106 profissionais de fisioterapia. De acordo com a coordenadora da equipe de Fisioterapia, Hilleana Ramos, a capacitação vem reforçar a assistência especializada desenvolvida no hospital de alta complexidade.
“O tema se refere ao ambiente de terapia intensiva, porém convidamos todos os profissionais de fisioterapia para que esse conhecimento seja atualizado a todos que trabalham com mobilização dos pacientes para que o trabalho tenha uma qualificação individualizada na prescrição”, finalizou.
O Hospital Carlos Macieira é referência em assistência de alta complexidade do Maranhão. A unidade de saúde foi a primeira do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade é gerenciada pelo Instituo Acqua.