Política

Helena Duailibe fala sobre ações da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades

3 de outubro de 2023

Nesta segunda-feira (02), o programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), vinculada à Rádio Senado, conversou com a secretária de Estado Extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe. Na entrevista, conduzida pelas apresentadoras Josélia Fonseca e Régina Santana, a secretária falou sobre o trabalho desenvolvido pela pasta junto às comunidades, principalmente as vinculadas à Igreja Católica.

Inicialmente, Helena agradeceu a confiança do governador Carlos Brandão por tê-la escolhido para assumir a pasta e destacou as principais ações realizadas pelo órgão.

“A primeira etapa de nosso trabalho foi conhecer as entidades que desenvolvem ações sociais, solidárias e humanitárias já cadastradas e que contam com o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Nota Legal. Em seguida, elaboramos o diagnóstico e estamos na fase de definição das ações”, esclareceu.

Comunidades

Segundo a secretária, o mais importante de tudo é ouvir as comunidades e desenvolver parcerias para atender as demandas.

“As igrejas em geral fazem um trabalho social muito ativo e é quem chega primeiro lá na ponta, onde residem os cidadãos, e onde os governos precisam chegar. Buscamos atender a todos que nos procuram, na medida do possível”, ressaltou.

Helena revelou que, atualmente, o Governo do Estado investe mensalmente R$ 2,5 milhões em termos de apoio às entidades assistenciais como, por exemplo, o Educandário Santo Antônio e as APAEs.

“Ao todo, são 249 entidades assistidas, sendo 151 só na grande São Luís. Cerca de 30% dessas comunidades dependem totalmente do Governo do Estado para realizarem seu trabalho. Para o governador Carlos Brandão, essa expressiva quantia não é um gasto, mas um investimento, pois atende às necessidades mais básicas das pessoas beneficiadas”, salientou.

Integração

“Realizamos um trabalho integrado com a Secretaria Extraordinária de Representação Social, dirigida pelo pastor Rodrigo Arrais, que atende, principalmente, as igrejas evangélicas, enquanto a Secretaria da qual sou a gestora atende, principalmente, às comunidades católicas. Não somos concorrentes. Por isso, nossas ações são conjuntas. Atendemos às comunidades que nos demandam”, acentuou.

Audiências

A secretária revelou que, na próxima quarta-feira (4), terá audiências em Brasília com Lu Alckmin, esposa do vice-presidente, Geraldo Alckmin, para tratar do programa Padaria Artesanal, desenvolvido em São Paulo à época que ela foi primeira dama, e com o ministro dos Esportes, André Fufuca.

“Vamos conhecer essas experiências e buscar trazer recursos para investir no Maranhão em atendimento às demandas das comunidades maranhenses. Junto ao ministro dos Esportes, esperamos conseguir recursos para investir em programas de capacitação que gerem emprego e renda para as famílias maranhenses”, afirmou.

Outubro Rosa

Em relação à campanha Outubro Rosa, Helena Duailibe disse que é de fundamental importância as mulheres fazerem seus exames preventivos. “É muito importante as mulheres se prevenirem. E a melhor forma de prevenir é fazer os exames, pois quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais chances de cura”, assinalou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI