Skip to content

ENEM: Projeto de autoria do Pastor Gil garante aulas complementares para alunos da rede pública

Neto Cruz, 22 de agosto de 202322 de agosto de 2023

Na última quarta, 16, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1050/21, de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA), que cria o programa para ofertar estudos complementares a estudantes do último ano do ensino médio das escolas das redes públicas. A proposta será enviada ao Senado.

Oriundo da rede pública de ensino, Pastor Gil está ciente de que a atual conjuntura é agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia. A baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o objetivo do Programa de Apoio da União aos Estados e ao Distrito Federal, que vigorará por cinco anos, é fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos de ingresso na educação superior.

“O estudante do ensino médio da rede pública está em extrema desvantagem em relação ao estudante da rede privada, por isso o projeto pretende colaborar para seu ingresso na faculdade”, ressaltou autor da proposta, Pastor Gil.

Distribuição

Um regulamento definirá como os recursos federais serão distribuídos, considerando itens como o número de estudantes matriculados em cada rede pública estadual e do Distrito Federal no último ano do ensino médio, com jornada escolar inferior a sete horas, de acordo com os dados do último Censo da Educação Básica.

Deverá ser considerada ainda a proporção desses estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No cálculo, deve ser considerado o número necessário de horas complementares, em cada rede pública, para que os estudantes cheguem a sete horas diárias de estudo, presenciais ou virtuais, em 200 dias letivos anuais.

Outro critério a ser detalhado pelo regulamento diz respeito ao nível e ao avanço dos resultados médios dos estudantes de cada rede pública no Enem.

Nesse quesito, haverá maior peso para o avanço, e os números terão de ser ponderados pela taxa de participação nesses exames e por medida de equidade de aprendizagem.

O último fator a ser considerado é o valor aluno-ano total (VAAT) de cada rede, calculado nos termos da Lei do Fundeb Permanente (Lei 14.113/20).

O programa deverá ser avaliado e revisto após cinco anos de sua entrada em vigor.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

‘Será o maior São João do mundo’, garante Paulo Victor

27 de março de 2023

“Já estamos acompanhando o nosso São João, que vai ser o maior do mundo. Vem com a gente!”, disse o secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, neste sábado (25), antes de prestigiar, em São Luís, ensaios de quatro grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão: Boi da Lua,…

Leia Mais
Política

Deputado Glalbert Cutrim solicita internet grátis em Altamira do Maranhão

24 de setembro de 2019

O deputado Glalbert Cutrim solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, que instale no município de Altamira do Maranhão, o programa Maranet – Rede de Internet Gratuita do Maranhão. A indicação foi aprovada por unanimidade durante sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira…

Leia Mais

Prefeitura realiza itinerância do Programa Adolescência Afirmativa em escolas da rede municipal

6 de abril de 2016

O Programa Adolescência Afirmativa, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atua na orientação, capacitação, acolhimento e estímulo ao protagonismo juvenil desde 2014. O trabalho é norteado pela Cartilha da Saúde do Adolescente, do Ministério da Saúde. A primeira parte da ação consistiu…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes