A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís, após pedidos da comunidade, tem dado “vida nova” à Reserva Ambiental Canaã, que é protegida por Lei Municipal nº 4770 de 22 de março de 2007, sancionada pelo ex-prefeito Tadeu Palácio.
A Área de Relevante Interesse Ecológico das Nascentes do Rio Jaguarema é uma unidade de conservação de uso sustentável. O rio Jaguarema é um dos principais afluentes do rio Anil e seus afluentes estão localizados na Reserva do Canaã, bairro às margens da Avenida Santos Dumont.
Serviços de capina, remoção de entulhos e lixo despejados por moradores de outros bairros devido a Reserva ser um local ermo foram feitos pela equipe de limpeza pública.
Moradores lutam para preservar a Reserva Ambiental contra a poluição e agressão ao meio ambiente. Vale lembrar que o Residencial conta com um morador (?) ilustre, que é deputado federal reeleito e campeão de emendas no governo Lula, emendas estas que poderiam ser direcionadas em parceria com a prefeitura para melhorias e conservação do Canaã, desejo este de muitos eleitores do bairro…
A ação de “assepsia” só foi possível graças ao Prefeito Braide e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos David Col Debella.
Veja: