Política

Sob Sorimar Sabóia, FUNAC é destaque em concurso da DPU

4 de abril de 2023

A presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia, sendo reconduzida ao cargo que ocupa desde 2019 pelo governador Carlos Brandão

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) celebra as conquistas dos adolescentes e servidores no Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Nesta sétima edição, os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar levaram o 1º, 2º e 3º lugares nas categorias III e IV, e duas servidoras da Funac, o 1º e 2º lugar na categoria VI. As redações trataram do tema “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal da dignidade”. O resultado do concurso saiu na quarta-feira (28).

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, comemorou as aprovações.

“Este é o quinto ano consecutivo em que a Funac é premiada, o que é, para nós, uma grande satisfação. O processo de escolarização nas unidades permite aos socioeducandos se expressarem em forma de redação, com o acompanhamento de um professor, que se envolve, capacita e instrui os adolescentes”, afirmou.

A servidora Maria Silva dos Filha, do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, comentou sobre a felicidade de ficar em 1º lugar no concurso.

“Eu fico muito feliz de ter sido selecionada e representar a socioeducação. Para mim, é de extrema relevância como funcionária, como mulher. Quero agradecer à Funac e à DPU pela oportunidade, e também aos colegas que, de alguma forma, colaboraram e oportunizaram esse momento de satisfação e alegria”.

Para a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, as aprovações são a consequência do investimento em socioeducação.

“Nos Centros Socioeducativos, existem muitas ações exitosas, resultado do trabalho dos técnicos de referência na área da educação, nos projetos de leitura, com incentivo à produção textual. Foram criadas estratégias para fortalecer os Centros na elaboração das redações, e estamos muito felizes que deu certo”, disse Lúcia.

A diretora do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, Ana Letícia, ressaltou que o objetivo final foi cumprido: mostrar o potencial dos adolescentes.

“Toda a equipe esteve empenhada. Nós estamos cheios de esperança. Os técnicos vêm trabalhando para que os adolescentes consigam ter uma nova mentalidade, uma perspectiva de vida diferente por meio da educação”, avaliou.

Um dos socioeducandos compartilhou a emoção de passar em 1º lugar.

“Foi uma grande experiência, pois adquiri conhecimentos e sabedoria. Eu agradeço muito pela oportunidade, é a primeira vez que eu participo e consigo ganhar um concurso, estou muito feliz”, afirmou.

A pedagoga Walnita Lopes relatou que foi incluído no programa socioepedagógico a rotina de estudos para o concurso da DPU.

“Fizemos, junto com as técnicas da Coordenação de Programas Socioeducativos, Lígia Santos e Ana Raimunda, a mobilização para a participação dos socioeducandos no concurso, com momentos de redação em sala de aula, exibição de vídeos, textos e explanação do tema, oficinas temáticas e técnicas. Realizamos o acompanhamento dos adolescentes inscritos, com tutoria das redações. Estou muito orgulhosa da entrega dos adolescentes e do resultado exitoso do Centro Socioeducativo”, detalhou.

A coordenadora de Programas Socioeducativos da Funac, Meire Rabelo, pontuou todo o incentivo dado pela equipe aos Centros Socioeducativos.

“No eixo da educação, tivemos excelentes premiações e isso é resultado do trabalho da equipe, do entendimento da importância da educação para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Funac. Que eles continuem seus estudos e possam mostrar suas potencialidades, tanto no campo da leitura quanto no campo da humanidade, com respostas positivas à sociedade. Esse resultado da DPU muito nos alegra, mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI