Skip to content

PF intercepta esquema criminoso no INSS que agia em Paço do Lumiar e São Luís

Neto Cruz, 29 de julho de 202229 de julho de 2022

A Polícia Federal, por meio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista do Estado do Maranhão, com a finalidade de reprimir A fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29/07/2022), a Operação Ad Aeternum.

O inquérito policial, iniciado no ano de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão e manutenção dos benefícios de amparo social ao idoso. Os titulares eram pessoas fictícias, criadas virtualmente.

Duas equipes da Polícia Federal cumpriram os mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de São Luís/MA e Paço do Lumiar/MA. As investigações serão aprofundadas a partir da análise dos materiais apreendidos, buscando a identificação de outros integrantes do grupo criminoso.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato qualificado, previsto no art.171, §3º, do código penal, cujas penas de reclusão variam de 02 anos e 04 meses a 06 anos e 08 meses.

De acordo com os cálculos do INSS, e apenas 07 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 860 mil, entretanto há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios já identificados, considerando-se a

expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), é de R$ 634 mil.

O nome da Operação é uma expressão em latim, significando algo eterno, que durará pela eternidade. Trata-se de uma referência ao modus operandi dos criminosos.

 

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

MORROS 121 ANOS – O que comemorar?

28 de abril de 2019

No dia de hoje, 28 de Abril, o município de Morros completa 121 anos de emancipação político-administrativa. Geralmente, como manda o script, os municípios realizam festas, eventos, etc. O prefeito de Morros, Sidrack Feitosa, decidiu usar o “clichê” de reverter tudo isso em “solidariedade”. O povo não caiu nessa. De…

Leia Mais
Política

STF: Ministro Gilmar Mendes vota pela invalidação de lei que proíbe linguagem neutra

1 de novembro de 20241 de novembro de 2024

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela invalidação da lei de Votorantim, em São Paulo, que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas do município. Mendes argumentou que a norma invade a competência exclusiva da União para legislar sobre diretrizes educacionais, levantando preocupações sobre a…

Leia Mais
Política

Câmara aprova proposta de reajuste do Magistério

6 de julho de 2020

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na tarde desta sexta-feira (03), durante sessão extraordinária, realizada de maneira remota, um reajuste de 2,6% para os profissionais do magistério, que vai beneficiar, principalmente, 30 servidores que atuam na rede municipal de ensino, mas estavam com perdas salariais. A proposta tramitava em…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes