Na sua primeira incursão como escritora de livros infantis, a ludovicense, mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e acadêmica do curso de administração da UFMA, Érica Natacha, navegou pelo universo da infância contando para as meninas e meninos, um pouco sobre os quatro municípios que formam a ilha do Maranhão.
Inovou em muito com o seu Livro infanto juvenil “As aventuras de Riba na Ilha do Maranhão”, pois de pronto trouxe à tona a terminologia Ilha do Maranhão que, para os geógrafos, é a denominação correta, ante a forma costumeira de designá-la, como a ilha de São Luís.
No seu primeiro livro, Érica Natacha traz informações sobre questões geográficas, históricas e culturais dos municípios da divisão administrativa que compõe a ilha do Maranhão, tal como o título do livro não deixa esquecer.
Como destacou o professor da UFMA, Manuel Alfredo Medeiros, na sua apresentação ao livro da estreante escritora maranhense:
“Em uma abordagem lúdica, agradável e muito instrutiva, Érica Natacha forja um personagem, o menino Riba, um maranhense, mestiço, ansioso em conhecer os fascinantes detalhes da região de sua origem”.
A narrativa do livro, “As aventuras de Riba na Ilha do Maranhão”, prende a atenção das crianças e as envolve em um mundo quase mágico, ao mesmo tempo em que traz informações da geografia e da história que lhes ajudarão a consolidar seu próprio senso de identidade, como bem enfatizou o professor Manuel Alfredo.
A Publicação do livro foi uma vitória dessa escritora que, sem recursos, nem apoio oficial ou empresarial, foi em busca de um financiamento coletivo na internet, onde levantou os valores para a impressão dos primeiros exemplares, com a contribuição de pessoas de todas as partes do Brasil, que apostaram no projeto.
Exemplares estes que já estão sendo vendidos, inclusive para escolas da Ilha, que estão incluindo a obra na sua grade extracurricular para completar a formação das crianças e jovens no estudo da geografia do Maranhão e nas atividades transversais, que envolvem também os temas especiais debatidos nas escolas, como meio ambiente, educação para o trânsito, direitos humanos, educação sexual, educação fiscal e financeira, entre outros.
Quando atuou como docente no ensino fundamental em São Luís, sentiu a necessidade de livros infantis que falassem sobre a geografia da Ilha do Maranhão, já que não há livros sobre a geografia maranhense voltados para crianças. Daí surgiu o encantador Riba, que logo deve se transformar em personagem de jogos eletrônicos educativos em parceria com desenvolvedores de TI, que já demonstraram interesse no personagem da escritora maranhense.
Entusiasta pelo desenvolvimento de metodologias de ensino/aprendizagem, Érica não se conteve e pôs às mãos à obra para desenvolver diversos personagens que vão compor o seu repertório de histórias, que se seguirão ao primeiro livro “As aventuras de Riba na Ilha do Maranhão”.
Já está no prelo o segundo livro do Riba, que tratará da hidrografia da ilha com uma narrativa envolvente, para trazer as crianças para conhecer a geografia dos quatro municípios que formam a ilha do Maranhão e auxiliar os professores a seduzir os alunos para o estudo dessa ciência que tem por objeto de estudo, o espaço onde são estabelecidas as relações humanas.
O livro, “As aventuras de Riba na Ilha do Maranhão”, está à venda nas livrarias AMEI (Shopping São Luís) e Mundo de Sofia (Ilha e Golden Shopping), livraria da Fox na cidade de Belém e diretamente com a autora por meio das suas redes sociais. Instagram: eryka_natacha e Facebook @ericanatacha.escritora. E-mail [email protected].