Política

Braide acompanha início das ações do “Prefeitura no Bairro” na Cidade Operária

23 de Maio de 2021

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, esteve na Cidade Operária, na manhã deste sábado (22), dando início a mais uma edição do programa “Prefeitura no Bairro”. Com investimento estimado em R$ 4 milhões de reais, o Município passa a executar na região, várias ações de infraestrutura para reurbanizar e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da localidade, uma das mais populosas da capital maranhense.

“A Cidade Operária é o segundo bairro a ser contemplado com o ‘Prefeitura no Bairro’. Com as nossas ações, vamos beneficiar também quem mora na Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Raimundo. Trata-se de uma região que há muitos anos enfrenta vários problemas relacionados à infraestrutura, e para garantir um serviço de qualidade, tenho acompanhado pessoalmente o avanço das obras e dialogado com os moradores”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Além da primeira-dama, também acompanharam o prefeito, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; os presidentes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana e do Comitê de Limpeza, respectivamente, Walber Filho e Joabson Júnior; o diretor da Blitz Urbana, Asbhel Muniz, além dos vereadores Ribeiro Neto (PMN) e Edson Gaguinho (DEM).

As ações do “Prefeitura no Bairro” na Cidade Operária já estão em curso e foram iniciadas pela Avenida Este Duzentos e Três, Unidade 201, próximo ao Mercado da Cidade Operária. No local, será entregue aos moradores a nova pavimentação e iluminação das ruas no entorno da praça, que segue recebendo os reparos estruturais para que os moradores possam desfrutar do novo logradouro.

Infraestrutura

A pavimentação já concluída no entorno da praça também vai avançar mais ruas, alcançando vias onde o asfalto era um sonho para os moradores.

“A gente está trazendo várias ações importantes e que vão possibilitar mais dignidade aos moradores da Cidade Operária. Vamos beneficiar a comunidade com pavimentação de vias e muito mais. Trata-se de uma ação ampla, que vai deixar o bairro mais urbanizado”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, a pasta também está levando nova sinalização para o bairro, que também é parte importante para o desenvolvimento adequado da região.

“O projeto contempla sinalização horizontal e vertical, além de reordenamento do trânsito. Vamos solucionar demandas antigas da população. O fluxo de veículos e pedestres pela região é muito grande, por isso precisamos promover segurança para todos nesse sentido”.

Melhorias na mobilidade urbana para a região

Ainda na Cidade Operária, estão sendo executados serviços como: instalação da iluminação em LED nas principais vias, contemplando ruas e avenidas que fazem parte do circuito de transporte público, próximas às áreas de lazer, áreas comerciais e hospitais; serviços de recuperação asfáltica e nova pavimentação; limpeza urbana; poda de árvores, reestruturação e revitalização de canteiros; melhorias da trafegabilidade com a implantação de conjunto semafórico e mudança de fluxo de trânsito; recuperação de praças; projeto paisagístico com arte urbana e totem personalizado.

O “Prefeitura no Bairro”, que contempla um conjunto de obras de melhorias da mobilidade urbana, de infraestrutura, revitalização e reestruturação de diversos pontos do bairro, reúne ações, também, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh); do Instituto da Paisagem Urbana (Impur) e do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), todos os órgãos com o mesmo objetivo: de proporcionar mais qualidade de vida à população.

Santa Efigênia e entorno

Os serviços se estendem às diversas áreas do bairro, entre elas, a intervenção no cruzamento da Tancredo Neves com a Avenida Principal da Cidade Operária e as ruas na unidade 201, que passam por reestruturação da pavimentação e na instalação de novo conjunto semafórico. O prefeito Eduardo Braide também visitou o local e conversou com moradores sobre o impacto positivo que a obra vai gerar para o comércio e as residências do entorno.

A área é uma das mais movimentadas da capital e faz parte das rotas de transporte público. As vias contempladas ligam os bairros da Cidade Operária e Santa Efigênia, sendo um cruzamento muito usado por motoristas que vêm da Estrada de Ribamar sentido bairros da região ou fazem o sentido contrário.

Na região, a equipe já fez a retirada da atual camada asfáltica e foi colocada nova base de pavimento de concreto para dar mais resistência ao alto fluxo de veículos. O trecho receberá ainda dispositivos de drenagem superficial e sarjetas. Após a conclusão dos serviços, a SMTT realizará a implantação de conjunto semafórico e de nova sinalização na região.

Devido à amplitude dos serviços, agentes da SMTT fazem o disciplinamento no trânsito com alterações no fluxo de veículos em algumas vias, para garantir segurança de condutores, pedestres e dos trabalhadores que estão no local.

Aprovação

Com esse pacote de serviços que será executado de agora em diante na Cidade Operária, fruto da ordem de R$ 4 milhões de reais, os moradores vão ficar ainda mais felizes de residir em uma das regiões com maior potencial para desenvolvimento, como afirmou Maria de Lourdes Pereira, de 58 anos.

“Nosso bairro vai ficar maravilhoso. Essas ações vieram em boa hora, num momento em que a Cidade Operária estava esquecida. Estou muito satisfeita pelos serviços que o prefeito Eduardo Braide está trazendo para a nossa comunidade, que vai ajudar em muito para o nosso desenvolvimento, e, também, muito agradecida pelo empenho dele de estar trabalhando neste momento tão difícil para todos”, disse a dona de casa.

Quem também se disse muito satisfeita com o início do “Prefeitura no Bairro” na Cidade Operária, foi a técnica de enfermagem Raimunda Torres, de 57 anos. “Estou muito contente com esse empenho da Prefeitura de São Luís em melhorar o nosso bairro e a nossa qualidade de vida. Espero que esse projeto se expanda por toda a cidade e promova a mesma satisfação que estou sentindo agora”, pontuou.

Ponto Limpo

Após acompanhar os serviços executados próximos à praça, na Avenida Este Duzentos e Três, Unidade 201, o prefeito Eduardo Braide seguiu para o São Cristóvão, também na região da Cidade Operária, onde participou na inauguração de mais um Ponto Limpo, na Avenida Três.

“A felicidade de entregar locais revitalizados é gratificante, pois isso impacta muito na qualidade de vida dos moradores”, destacou.

“Esse já é o décimo terceiro ponto limpo entregue pela Prefeitura de São Luís à população. Seguiremos revitalizando canteiros e terrenos públicos utilizados para descarte irregular de lixo, de modo a tornar São Luís uma cidade mais limpa e mais verde”, frisou o presidente do CGLU, Joabson Júnior.

O vereador Octávio Soeiro (Podemos) acompanhou a ação da Prefeitura.

“São ações como essa que melhoram a qualidade de vida dos moradores. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide e todo o seu secretariado. Tenho certeza que dias melhores virão para a nossa cidade”, ressaltou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog