Política

Paço do Lumiar: Paula da Pindoba promove mudança na SEMED; currículo da nova secretária

7 de Maio de 2021

A prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), na busca por dinamizar a educação, promoveu mudança no comando da importante pasta, que agora passa a contar com uma mulher no comando.

Arsenia Pereira de Sousa ocupa a titularidade da secretaria que vinha, interinamente, sendo gerida de forma interina por Levi Pinheiro, que volta para a Assessoria Jurídica da SEMED.

Em seu vasto currículo, Arsenia possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000).
Atualmente é servidora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e servidora efetiva da SEMED São Luís.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Possui especialização em tecnologias Educacionais pela PUC do Rio (2008) e Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Na tese de dissertação, com nota máxima, Pereira defendeu tese “A hora atividade na rede municipal de São Luís: realidade e perspectivas”.

Possui ampla experiência como gestora de políticas educacionais tendo coordenado Educação infantil e o Ensino Fundamental na cidade de Presidente Juscelino -MA de 1997 até 2004, coordenou o PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola) Escola do Campo, na Secretaria Adjunta de Projetos Especiais – Supervisão de Educação do Campo (SEDUC); realizou Acompanhamento Técnico Pedagógico às Escolas Quilombolas, Casas Familiares Rurais e Escolas Famílias Agrícolas.

Trabalhou com Formação de Professores desde 2002, na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, onde coordenou o Programa de formação Pró-Letramento e o Projeto de Formação de Professores “Sonhos do Futuro” sob orientações da prof. Dr Celia Linhares- UFF, cujo foco era a Pesquisa- intervenção.

Coordenou o Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM); Coordenou por um período de 6 anos o Centro de Formação do Educador da SEMED -São Luís- MA. Foi chefa da Assessoria Técnica Pedagógica, no período de 2008 a 2009, na Secretaria Municipal de Educação de São Luís; realizou Acompanhamento Pedagógico às Escolas que desenvolvem o Programa Mais Educação na Rede Publica Municipal de São Luís; coordenou o Programa Mais Educação na Secretaria de Estado da Educação nos de 2014 e 2015; Ocupou o cargo de Superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed (2016 -2020).

Como adjunta assume a funcionária concursada da SEMED/Paço, Hilberlene Barbosa.

Paula dá prosseguimento ao processo de aprimoramento e qualificação das ações da gestão.

Veja as nomeações:

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog