Política

Pinto Itamaraty é um dos fortes candidatos a vereador de São Luís

26 de outubro de 2020

 

O ex-vereador de São Luís (2001–2007), ex-deputado federal (2007–2015) e Senador da República suplente (2016), Pinto Itamaraty, quer voltar para onde tudo começou. Pleiteando nestas eleições uma das cadeiras para que possa voltar a representar o povo de São Luís na Câmara Municipal, Pinto tem um histórico de político com conduta ilibada. Senão, vejamos:

Itamaraty ingressou na política em 1999, quando fez sua primeira filiação no PTB. Elegeu-se para a Câmara Municipal de São Luís (MA), onde assumiu a cadeira de vereador e reeleito em 2004 para um segundo mandato de vereador, permanecendo no cargo até 2006. Elegeu-se ao cargo de deputado federal pelo Maranhão no pleito de 2006, recebendo 90.637 votos, sendo 40.277 votos só na capital, São Luís, onde foi o mais votado dentre 126 candidatos.

Quando foi vereador de São Luís, foi o parlamentar mais assíduo. Durante 6 anos, nunca faltou a uma só sessão plenária, se tornando o único a conseguir tal feito na história da Câmara Municipal de São Luís. Foi o autor do projeto de resolução que obriga desconto de salários de vereadores faltosos, os quais são causadores da falta de quórum e, por sua vez, deixam a Casa de Leis sem número mínimo em plenário para abertura dos trabalhos. Após ser alçado à Câmara dos Deputados, os edis “engavetaram” o projeto.

Nas eleições de 2007, pelo PSDB, Pinto Itamaraty foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Itamaraty foi titular das comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Educação e Cultura, além de 1º vice-presidente da de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, reelegendo-se deputado federal em 2010.

Assumiu uma cadeira no Senado em 2017. Foi membro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Comissão Especial das Obras Inacabadas e da Comissão Mista da Medida Provisória nº 748, tendo forte atuação nas referidas comissões.

Atualmente, Pinto Itamaraty está no PTB e concorre na capital com o número 14000.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog