Não é de agora que o Governador Flávio Dino parece não ter muito apreço pelos profissionais de Educação Física do Estado do Maranhão. Em 2019, Flávio Dino vetou o Projeto 071/2019 do Deputado Felipe dos Pneus, que estabelecia o fim da cobrança da Taxa Personal nas academias de ginástica do Maranhão. O veto atendia os empresários e prejudicava centenas de clientes e profissionais da área.
Corrigindo o “equívoco” do governador, a Assembleia Legislativa derrubou o veto governamental. Mas se não bastasse isso, por questões claramente políticas, Flávio Dino resolveu não atender o decreto presidencial que estabeleceu as academias de ginástica como serviço essencial.
A decisão do governador não agradou os profissionais que já se encontram em situação complicada. Isso porque em sua maioria, os profissionais que atuam nas academias de ginástica são profissionais autônomos com renda substancial. O auxílio emergencial do governo federal não resolve minimamente a situação dos profissionais, que já se encontram sem condições de honrar seus compromissos, inclusive com despesas básicas como alimentação.
Resta saber até quando o governador do estado continuará tratando essa categoria com desprezo…