Skip to content

Wellington do Curso quer a ampliação do atendimento da Defensoria Pública no Maranhão

Neto Cruz, 17 de agosto de 2019

O deputado estadual Wellington do Curso, destacou essa semana sua luta pela ampliação do atendimento da Defensoria Pública Estadual e segue em defesa da melhoria da justiça para todos os maranhenses.

O parlamentar apresentou, ainda no início de 2015, uma Proposta de Emenda a Constituição Estadual no sentindo de ampliar os núcleos de atendimento de Defensoria Dública Estadual e criação de um quadro próprio de pessoal técnico administrativo e realização de concurso público para todas as áreas da defensoria.

Através da PEC n° 06/2015, Wellington do Curso quer tornar obrigatória no Maranhão à existência de um defensor público em cada unidade jurisdicional do Estado.

“A ideia é que nos 217 municípios do Maranhão, os maranhenses possam ter na defensoria pública um apoio, um alento, pois isso facilitaria e muito para as pessoas de baixo poder aquisitivo, hipossuficientes, aqueles que não têm condições de prover a justiça. Nós recebemos testemunho de pessoas que perambulam e que são verdadeiros andarilhos atrás de justiça, percorrendo caminhos para que seus direitos sejam efetivamente respeitados”, explicou o parlamentar.

Wellington do Curso lembrou que atualmente no Maranhão existem 113 comarcas e apenas 39 possuem defensores públicos. O parlamentar destacou ainda, que a PEC tramita há 4 anos na Assembleia Legislativa e que na última terça-feira foi aprovada por 6 dos 7 membros da CCJ, sendo que se encontra sob análise do deputado Rafael Leitoa que pediu vistas e deve apresentar relatório na próxima semana.

“Esse projeto foi construído ouvindo a Defensoria e o clamor da população mais pobre do nosso Estado, a exemplo do que ocorreu recentemente no Cajueiro, oportunidade em que evidenciamos, mais uma vez, o trabalho incansável de dois defensores públicos que acompanharam todo processo, em defesa dos mororadores do povoado. É importante a ampliação dos núcleos de atendimentos da Defensoria Pública Estadual, bem como a criação de um quadro próprio de pessoal técnico administrativo e realização concurso público para todas as áreas da defensoria. Além disso, a PEC impõe a obrigatoriedade de um defensor público em cada comarca no prazo de oito anos. É preciso avançar nas conquistas de melhorias nas condições de trabalho dos defensores para assim garantir a cidadania de pessoas mais humildes que precisam de seus serviços nos processos judiciais.”, finalizou o professor e deputado Wellington do Curso.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

O camaleônico Duarte Jr…

21 de janeiro de 2021

O deputado estadual e apoiador de Fred Campos – opositor de Paula da Pindoba -, Duarte Jr., pensa que o eleitor/leitor luminense tem memória curta. Após lançar a ridícula dancinha do cadeirudo e sofrer vexatória derrota em São Luís, o republicano decidiu lembrar que Paço – onde teve votos em…

Leia Mais

Marcial Lima avalia como positiva a pré-candidatura a vereador de São Luís

10 de agosto de 201610 de agosto de 2016

O jornalista e radialista Marcial Lima, pré-candidato a vereador de São Luís, reuniu um grupo de pessoas de vários bairros da capital maranhense para avaliar os dois meses de pré-campanha. No dia 15 de junho, Marcial Lima se afastou, temporariamente, da rádio e TV Mirante para concorrer a uma das…

Leia Mais
Política

Raposa: vereadores da base do prefeito Eudes Barros rejeitam projeto e prejudicam alunos e professores

9 de julho de 20219 de julho de 2021

Os vereadores Irmão Moreira e Elenildo criticaram duramente, na noite desta quinta-feira (01) a postura de alguns de seus colegas, que votaram contra o Projeto de Lei n° 008, que garantia a distribuição tablete, notebook e celular, para fins educacionais, aos alunos e professores da rede municipal de Raposa, durante…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes