Política

Sina de Paço do Lumiar é ser governada pelos “vices”

26 de julho de 2019

O Blog do Neto Cruz fez um levantamento dos últimos prefeitos de Paço do Lumiar. Com exceção de Josemar Sobreiro que ficou até o final do mandato tendo como vice-prefeito Marconi Lopes, podemos observar que Gilberto Aroso e Raimundo Filho tem algo em comum em suas gestões: ambos assumiram a vacância do cargo de prefeito e o titular do Blog traz, após uma viagem na história política de Paço do Lumiar, uma sucinta sinopse.

30 DE MAIO DE 2003 / O prefeito de Paço do Lumiar, Mábenes Fonseca (PDT), foi afastado do cargo pela Justiça na noite desta quinta-feira. Com fogos de artifício, moradores do município comemoraram a decisão judicial.

– Eu achei boa a decisão, eu peço a Deus que ele não volte mais porque dos piores prefeito ele é o pior – afirma a moradora Ilma Cruz.

– Ele disse que ia mudar Paço do Lumiar. Ele não mudou nada, tá mudando só para o bolso dele – reclama outro morador.

Através de uma liminar, Mábenes Fonseca fica sem o mandato até que sejam encerradas as investigações sobre o desvio de dinheiro público na Prefeitura de Paço do Lumiar.

Nos relatórios entregues à Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão estão notas fiscais frias e compras irregulares que teriam sido autorizadas pelo prefeito.

Documentos – Na madrugada de hoje, funcionários e a mulher do prefeito afastado retiraram documentos às escondidas. Pastas eram colocadas dentro de carros. A população, junto com vereadores da cidade, bloquearam a saída da sede da Prefeitura e até a polícia foi chamada.

Os advogados da Prefeitura queriam que a passagem fosse liberada. Por volta de 0h30 a polícia tentava negociar a saída dos funcionários que estavam no prédio do governo municipal. Cada vez mais policiais chegavam e ninguém saía.

– Um horário desses e os funcionários trabalhando? O que eles tão querendo é tirar as documentações para desviar – acusou o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, José Gomes.

Às 3h, um oficial de Justiça chegou com ordem de busca e apreensão. Somente às 5h de hoje, os portões da Prefeitura foram abertos. A mulher de Mábenes estaria fazendo hora extra:

– Estou trabalhando, meu bem – disse ela, apressada, ao sair da sede da Prefeitura.

Posse – A partir de hoje, o atual prefeito de Paço do Lumiar é Gilberto Aroso, vice de Mábenes. A cerimônia de posse ocorreu às 7h, na sede da Câmara Municipal.

19 DE ABRIL DE 2012 / Vice-prefeito assume Prefeitura de Paço do Lumiar: Raimundo Filho (PHS) substituirá a prefeita cassada Bia Venâncio (PSD). O vice-prefeito Raimundo Nonato da Silva Filho (PHS) tomou posse na manhã desta quinta-feira (19), na Prefeitura de Paço Lumiar. A juíza Vanessa Clemente, da Comarca do Município, revogou a decisão que impedia Raimundo Filho de ocupar o cargo. Ele vai substituir a prefeita Bia Venâncio (PSD) cassada por improbidade administrativa. Como ele foi cassado pela Câmara de Vereadores dia 29 de março, tecnicamente não poderia assumir o cargo. Mas o advogado de defesa do vice-prefeito, Paulo Hélder, alega que a resposta da Justiça foi negativa. “Não existe nenhum documento oficial que comprove a existência de uma sessão de cassação pela Câmara Municipal de Paço do Lumiar. Tudo o que sabemos sobre essa suposta cassação”, argumenta Hélder.

Cassação Bia Venâncio

A liminar determinando o afastamento imediato da prefeita Bia Venâncio foi concedida pelos desembargadores Raimundo Melo e Raimunda Bezerra. Essa é a segunda cassação de gestora em menos de um ano.

Na decisão de ontem (18), Raimundo Melo confirmou a decisão da juíza Jaqueline Caracas, titular da Comarca, que, em novembro do ano passado, o afastamento da prefeita, por entender que sua permanência no cargo poderia causar mais prejuízos ao erário público.

23 DE JULHO DE 2019 / Pressionado, Domingos Dutra sofre AVC e vai parar na UTI

Passados 3 dias da internação do prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra, começou o burburinho da vice-prefeita, Paula da Pindoba. Amilhados da prefeitura não ruminaram ainda a ideia e deixa transparecer seu descontentamento com uma possível posse de Paula. Por que será?! Paula pode assumir, sim, a prefeitura de Paço do Lumiar por tempo determinado, caso Dutra se recupere em tempo hábil. Há quem diga que o prefeito será transferido para São Paulo para dar continuidade no tratamento médico, porém nada confirmado por sua assessoria até agora.  Caso isso venha a acontecer, fica evidenciado que o tempo de Dutra afastado da função de prefeito deve se estender, dando mais tempo para que Paula da Pindoba fique no comando do município ou não, visto que ainda não se passaram 72 horas da cirurgia e os médicos ainda não emitiram nenhum parecer. O Blog apurou que Dutra passa bem, na tarde desta sexta-feira e tem reagido de forma positiva.

Como anteposto, a sina de Paço do Lumiar é ser governada pelos “vices”…

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI