Skip to content

CAOS NA EDUCAÇÃO | Sindeducação constata condições precárias da UEB Henrique de La Roque

Neto Cruz, 12 de março de 2019

A diretoria do Sindeducação prossegue visitando as Unidades de Ensino Básico da Capital. Nesta segunda-feira, 11, foi a vez dos professores das UEB’s Henrique de La Roque e Vila Embratel conversarem com o sindicato. A professora Izabel Cristina Dias, dirigente sindical, dialogou com os educadores, e verificou as condições precárias a que estão submetidos educadores e alunos, na UEB Henrique De La Roque. O sindicato vai pedir uma fiscalização da Vigilância Sanitária no local.

A UEB Henrique de La Roque, localizada no Bairro Vila Embratel, não tem a mínima estrutura para iniciar o ano letivo. Dentre outros graves problemas, o teto está desabando; existem goteiras na maioria das salas de aula e espaços coletivos; ventiladores ameaçam cair; instalação elétrica necessita de manutenção urgente.

Larvas e caramujos tomaram conta da cisterna que abastece a escola. A água é utilizada para fazer a merenda escolar dos alunos e para beber. Os banheiros da escola estão sem condições de uso. Vasos entupidos, descargas quebradas, e falta iluminação.

De acordo com a mãe de um aluno ouvida pelo sindicato durante a visita, vários acidentes já ocorreram. “Curto-circuito é comum no local devido às goteiras que caem diretamente na fiação elétrica, que está exposta em alguns locais”, disse ela.

No anexo dessa UEB a situação é ainda pior. As professoras destacaram que “Essa questão estrutural é antiga. Não temos condições dignas de trabalho e nem ambiente saudável para os alunos”, lamentaram.

Para a diretora do Sindeducação, a situação é revoltante e absurda, e agravada quando se fala em uma escola que foi reformada recentemente pelo município. “Como os professores dessa escola podem iniciar as aulas dia 22 de março? Mais uma vez a Secretaria Municipal de Educação de São Luís não cumpre o prometido”, denunciou a professora Izabel.

O Sindeducação vai pedir a interdição da escola à Vigilância Sanitária, até que a SEMED resolva os problemas sanitários do prédio.

Durante a visita, os professores receberam o Manual de Postura Funcional do Profissional do Magistério: Prevenção e Repressão ao Assédio Moral, que objetiva orientar e instruir os profissionais de educação, sobre seus direitos, deveres e quais providências adotar em caso de assédio moral. Os educadores também foram convidados a participar da próxima assembleia geral da categoria, em data e local a serem divulgados em breve.

UEB VILA EMBRATEL – O município iniciou a reforma da UEB Vila Embratel em agosto do ano passado, deixando alunos quase três meses sem aula. A situação dessa UEB, que é de propriedade do Estado, e municipalizada, é regular, e há condições mínimas de funcionamento.

“Essas visitas integram o nosso calendário anual de atividades, além disso, o Sindeducação procura atender a todos os chamados dos professores, que não são poucos, em razão das péssimas condições das escolas da Rede Municipal”, finalizou a diretora sindical.

Imprensa Sindeducação

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

FUDEU! em Ribamar, pai de vereadora é indiciado por falsificação de documentos

29 de novembro de 202329 de novembro de 2023

Flávio Dino, que em breve estará entre os “homens de capa preta”, foi detonado pelo pai de vereadora da cidade do Peixe Pedra Reviravolta chocante para a política ribamarense, onde a pedra virou vidraça. Documento obtido com exclusividade pelo blogdonetocruz mostra o ex-SEMREF (Regularização Fundiária), com nome arrolado em suposta…

Leia Mais
Política

Secretário de Educação de Paço do Lumiar reúne gestores para resolver pendências e melhorar infraestrutura escolar

1 de outubro de 20241 de outubro de 2024

Em uma reunião com coordenadores e gestores das Unidades de Educação Básica (UEB’s) de Paço do Lumiar, o Secretário Municipal de Educação, Fábio Fernandes, ouviu atentamente várias demandas, dentre elas, sobre o impasse envolvendo os funcionários da empresa PRIMAR. Durante o encontro, o secretário se comprometeu a investigar a situação…

Leia Mais
Política

Ives Gandra – Artigo – 8 de janeiro de 2023 – Fico espantado quando se fala numa tentativa de golpe de Estado

8 de janeiro de 2024

Em 1953, eu queria ser historiador e entrar na faculdade da USP, até porque um dos meus professores, Eduardo França, foi um dos primeiros catedráticos da USP na matéria. Fui, porém, desaconselhado por três de meus professores de história, mostrando que, quando eu voltasse da França, onde fora estudar, poderia…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes