O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna na tarde de hoje (15) para apresentar projetos em defesa dos idosos do Maranhão.
Aproveitando o Dia Mundial de Combate à Violência contra Idoso, comemorado hoje, o parlamentar apresentou proposição que solicita a instalação de delegacias de Polícia de Proteção ao Idoso em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, além de apresentar anteprojeto de Lei que institui o “SOS maus tratos contra idosos”, sendo um serviço de recepção de denúncias ou suspeitas de maus-tratos aos idosos.
“De acordo com os dados da Defensoria Pública do Estado e da Delegacia de Proteção ao Idoso, o Maranhão registrou, nos últimos anos, 3.500 casos de violência contra idoso, sendo que aproximadamente 45% dos casos são cometidos pelos próprios familiares, ficando filhos em primeiro lugar. Mais do que meras proposições, estamos em defesa do respeito e da elevada dedicação que devem ser sempre direcionados às cidadãs e aos cidadãos, não representando nada além do que o mínimo empenho de gratidão por tudo o que foi por eles antes realizado em prol das novas gerações. É nossa obrigação, enquanto ser humano, cuidar daqueles que cuidaram da gente. Portanto, respeitá-los é dever e honrá-los é obrigação moral hoje e sempre”, declarou Wellington.