Skip to content

Deputado Professor Marco Aurélio quer bônus na nota do ENEM para alunos maranhenses

Neto Cruz, 23 de abril de 2015

Durante sessão plenária, realizada na manhã desta quarta-feira (22), na assembleia legislativa do Maranhão, o deputado estadual, Professor Marco Aurélio (PCdoB), apresentou proposição para a criação de um sistema de bonificação para os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas do Maranhão.

unnamed (1)

O objetivo é facilitar o acesso dos estudantes maranhenses à universidade, bem como reter a mão de obra qualificada, dos profissionais formados na Universidade Federal do Maranhão, no estado do Maranhão. Marco Aurélio destacou que desde que o ENEM passou a ser porta de entrada para a Universidade Federal, em 2009, nota-se uma queda na inserção de maranhenses nos principais cursos da universidade federal do Maranhão.

 

“Em Imperatriz, por exemplo, na primeira turma de medicina da UFMA, apenas 10% dos alunos são da Região Tocantina. Sem contar que muitos alunos acabam abandonando o curso, depois de passar em outros vestibulares na sua região de origem. Outro ponto negativo para o estado é a evasão dessa mão de obra qualificada, uma vez que após a formatura, grande parte desses profissionais acaba retornando para suas cidades ou estados.” Alertou o parlamentar.

 

O deputado sugeriu, que a exemplo do que acontece em algumas universidades federais como Universidade Federal do Pará e Universidade Federal de Pernambuco, seja adotado o sistema de bonificação para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Pelo sistema, estes alunos teriam uma bonificação de 10% em sua nota final do Enem, aumentando a probabilidade de ingresso.

 

É de responsabilidade da universidade, durante o credenciamento ao ENEM, a escolha da política afirmativa que será usada pela mesma. O objetivo do deputado é sensibilizar a universidade a implementar o modelo de bonificação aos alunos do Maranhão. “A Universidade Federal do Maranhão deve servir, sobretudo, aos maranhenses.” Ressaltou o parlamentar.

 

Marco Aurélio informou que irá participar de audiência com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, para discutir a implantação desse sistema. “O objetivo não é ferir a isonomia, mas garantir que o aluno formado no Maranhão possa fortalecer a mão de obra de seu estado.” Concluiu o parlamentar.

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

DEPUTADO DA EDUCAÇÃO: “Serei a voz dos professores e de seus direitos”, afirma Wellington do Curso

23 de abril de 2015

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quarta-feira (22), no Plenarinho da Casa Parlamentar, a primeira Audiência Pública em defesa da nomeação dos professores excedentes do concurso público realizado em 2009. A reunião, solicitada pelo professor e vice-presidente da comissão, deputado Wellington do Curso (PPS), contou…

Leia Mais

MISS MARANHÃO 2015: Nayara Miranda está entre as selecionadas…

27 de março de 2015

Nayara Miranda (foto) foi selecionada para concorrer ao Miss Maranhão pela Agência Studio Marcio Prado. Ela  representará  sua cidade natal, Santa Helena, cidade a 385 km de São Luís. O concurso acontecerá no Teatro Arthur Azevedo  em Junho deste ano. A vencedora leva uma premiação em dinheiro além de representar o Estado no…

Leia Mais
Esporte

Governador Flávio Dino reafirma compromisso do Estado no combate à corrupção

28 de março de 2015

  O governador Flávio Dino destacou durante a tarde desta sexta-feira (27) o engajamento do Estado na luta contra o mau uso e desvio do dinheiro público. O anúncio foi feito durante reunião com representantes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), realizada no Palácio dos Leões. Na ocasião,…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes