O Maranhão, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico é o segundo maior consumidor de água por pessoa em todo o país, com 230,8 litros, despontando no segundo lugar perdendo apenas para o Rio De Janeiro, diz o engenheiro Cleudson Campos Anchieta, presidente do CREA-MA, o que é motivo de maior preocupação para todos.
Precisamos tomar consciência, que a problemática tem que ser trabalhada com a participação de todos, a partir das escolas infantis. Até a pouco tempo, as pessoas não davam muito importância ao desperdício, inclusive das frutas, verduras, legumes, que vão para o lixo é também água que estamos desperdiçando, assim como os banhos demorados e tantos outros vícios que temos e que precisam ser corrigidos, registra o dirigente do CREA-MA.
O painel marcado para amanhã vai reunir gestores de várias instituições ligadas a problemática do meio ambiente, com cada fazendo explanações e iniciativas com propostas de ações conjuntas. Ele será dirigido pelo presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta, que também fará palestra; seguindo-se Berilo Macedo, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão e o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, com explanações técnicas e bem realistas para a atualidade.
O vice-presidente da FIEMA, Cirilo Arruda fará saudação aos presentes e anunciará a palestra “O que a indústria está fazendo pela água”, que será proferida por Benedito Mendes, presidente do Conselho do Meio Ambiente da FIEMA. Em seguida convidará o dirigente do CREA-MA, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Berilo Macedo e naturalmente o Conselho do Meio Ambiente da FIEMA para a assinatura do documento “MARANHÃO PACTO PELAS ÁGUAS – COMPROMISSO DO SETOR PRODUTIVO.
Outras importantes serão feitas, assim como o manifesto coordenado pelo Sindicato dos Engenheiros do Maranhão, para o qual contribuíram o Núcleo Regional da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, Departamento de Geografia da UFMA e Associação dos Geólogos do Maranhão – AGEMA, com o foco na Bacia de Drenagem da reserva do Batatã. A entrega do documento será feita pela engenheira Odinéia Santos, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros e Rita de Cássia, superintendente do CREA-MA.
Do Blog de Aldir Dantas