Skip to content

AGORA LASCOU: Zé Gomes, ex-presidente da câmara de Paço do Lumiar, tem prisão decretada

Neto Cruz, 17 de março de 2015

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decretou nesta terça-feira (17) a a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, José Francisco Gomes Neto.

foto (184)

A prisão foi requerida pelo Ministério Público Estadual por ocasião do julgamento de apelação em um dos processos em que Francisco Gomes Neto foi condenado a 11 anos de reclusão, em regime fechado, pela prática dos crimes previstos nos artigos 89 e 90 da Lei nº 8.666/93 e peculato.Consta da denúncia que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar teve desaprovadas as contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), ficando demonstradas a malversação do dinheiro público e a frustração de procedimentos licitatórios.

A apelação interposta pelo acusado junto ao TJMA, da relatoria do desembargador Raimundo Melo, foi unanimemente improvida, tendo sido o voto do relator fortalecido pelos dos desembargadores Antonio Fernando Bayma Araujo e João Santana Sousa.

O relator entendeu que a ausência de definitividade da decisão do TCE não vincula nem restringe a apreciação da mesma matéria pelo Poder Judiciário e que a prova documental é farta quanto aos delitos imputados a Francisco Gomes Neto, sendo manifesto o dano ao Erário, na medida em que, frustrado o procedimento licitatório, a Administração deixou de escolher, dentre várias propostas, aquela que lhe fosse mais vantajosa.

Como fundamento para a prisão, o desembargador Raimundo Melo baseou-se no Código de Processo Penal Brasileiro e em decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O entendimento foi de que havendo fortes indícios da participação do investigado em organização criminosa”(Lei n. 12.850/2013), em crimes de lavagem de capitais (Lei n. 9.613/1998) e contra o sistema financeiro nacional (Lei n. 7.492/1986) – todos relacionados a fraudes em processos licitatórios dos quais resultaram vultosos prejuízos a sociedade de economia mista e, na mesma proporção, em seu enriquecimento ilícito e de terceiros –, justifica-se a decretação da prisão preventiva como garantia da ordem pública.

O ex-presidente da Câmara de Vereadores responde a outras ações, penais, por improbidade administrativa e ação civil pública.

As informações são do TJMA

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Esporte

Deputado Wellington apresenta Projeto de Lei que obriga identificação de passageiros em táxis

9 de junho de 2015

Na manhã desta terça-feira (9), o deputado Wellington do Curso (PPS) defendeu em plenário o Projeto de Lei (PL 111/2015), de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação de passageiros de táxi no Maranhão. De acordo com o parlamentar, o projeto visa garantir os direitos dos taxistas que,…

Leia Mais

IMAGEM DO DIA: Dinheiro tem, não tem é secretário…

25 de março de 2015

Imagem enviada por leitor do Blog. Nela, um ônibus atolado na LAMA. Essa área corresponde a uma das áreas onde a SEMOSP – São Luís terá que fazer obras de drenagem e pavimentação.  Bairro Santa Bárbara, em São Luís. Oremos…

Leia Mais

AGORA LASCOU: PCdoB de Flávio Dino vai com Edivaldo nas eleições de 2016

28 de abril de 2015

O dirigente municipal do PCdoB em São Luís, Haroldo Oliveira, confirma que os comunistas marcharão ao lado do atual prefeito   O Imparcial   O quadro das eleições municipais de 2016 começa a ganhar novos contornos. O governador falou durante o Encontro Nacional da Juventude do PPS, realizado no último…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes